Empresa chinesa comprou fábrica de aerogeradores da GE na Bahia

A empresa chinesa Goldwind comprou a fábrica de aerogeradores da subsidiária de energias renováveis do grupo General Electric, localizada em Camaçari, na Bahia. A unidade produz os equipamentos necessários para transformar a força do vento em energia elétrica.

De acordo com o site Megawhat, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra sem restrições. No entanto, o valor da transação não foi divulgado. Inicialmente, a Goldwind iria construir uma nova planta na Bahia, porém, com a desativação da fábrica da GE, uma oportunidade de aproveitar o parque industrial foi avaliada pela empresa como melhor alternativa.

A aquisição contempla, além da planta, todas as áreas construídas relevantes, instalações, estruturas e outras melhorias erguidas sobre ela e todos os serviços. Alguns equipamentos operacionais ainda presentes na fábrica também entraram no contrato de compra e venda, tais como guindastes, linhas de hub móveis, vigas de levantamento múltiplo, aquecedor de indução e empilhadeira.

A Goldwind justificou ao Cade que a aquisição proporcionará eficiências, reduzindo o tempo necessário para construir uma nova planta do zero e permitindo a expansão da produção local no Brasil assim que os investimentos necessários e os ativos de produção estiverem em operação. No local, a companhia afirmou ao Conselho que produzirá aerogeradores diferentes dos exportados por ela para o Brasil.

Por sua vez, GE informou ao Cade que a venda representa uma boa oportunidade de redução de custos e realocação de recursos.

A fábrica de aerogeradores estava inativa desde outubro de 2023, fazendo com que a operação, segundo informações das empresas ao Conselho, não resulte em transferência de qualquer participação de mercado ou capacidade de produção da GE para a Goldwind.

Assista a um vídeo institucional da GE sobre a fábrica:

Lean em Camaçari | GE do Brasil

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile