Região Nordeste tem alertas amarelo, laranja e vermelho para chuvas neste fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu alertas de chuvas intensas para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país neste sábado, 30 de março.

No Nordeste, três alertas englobam todos os estado, com exceção da Bahia, que deve ter tempo firme, com possibilidade apenas de pancadas isoladas em algumas regiões.

A área de maior atenção, em alerta vermelho, contempla 100 municípios das regiões Mata Pernambucana, Agreste Pernambucano, Metropolitana de Recife, Leste Alagoano, Agreste Alagoano e Sertão Alagoano.

Nestas localidades, a chuva pode chegar superior a 60 milímetros por hora (mm/h) ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. Ele começou a vigorar às 9h e tem validade até às 18h.

Um outro alerta, de cor laranja, de perigo, atinge 1.410 municípios de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de áreas de Amapá, Pará e Tocantins, na região Norte. Os municípios em alerta vermelho também estão inclusos neste aviso meteorológico.

Estes municípios podem registrar, até às 10h desde domingo (31), chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a100 km/h.

Por fim, um alerta amarelo, de perigo potencial, engloba 1.607 municípios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, com chances de entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h.

Veja os detalhes dos alertas

Precauções

Em situações de emergência, como enxurradas ou outros perigos, é crucial adotar medidas preventivas para garantir sua segurança e a de seus pertences, como desligar imediatamente aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.

Protejer documentos importantes e objetos de valor em sacos plásticos para prevenir danos causados pela água também é fundamental. Se a situação de perigo for iminente, não hesite em procurar um local seguro e abrigado, evitando permanecer ao ar livre.

Para informações adicionais e orientações específicas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Essas precauções podem fazer uma diferença significativa na segurança durante momentos críticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile