Novos alertas de chuva englobam todos os municípios da Bahia nesta quinta-feira

Alertas inmet bahía 4 de abril
Reprodução | Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), divulgou novos alertas para chuvas intensas em várias partes do país nesta quinta-feira, 4 de abril.

Na Bahia, dos 417 municípios, 363 estão sob alerta amarelo e 95 estão sob alerta laranja, sendo que 41 estão com os dois alertas ativos em seus territórios. Ambos tem validade até 10 horas deste sexta-feira (5).

O alerta laranja, classificado como de “perigo”, envolve áreas das regiões Vale São-Franciscano,  Extremo-Oeste, Centro-Sul, Centro-Norte e Nordeste do estado, além de cerca de 340 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Nestas áreas, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas que podem variar de 60 a 100 km/h. Tais condições representam risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nas demais localidades sob alerta amarelo, de “perigo potencial”, são esperadas chuvas mais brandas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h. Os riscos são os mesmos do alerta laranja, porém, em menor grau de intensidade.

Este alerta amarelo engloba mais de 2,3 mil municípios de todos os estados das regiões Norte e Nordeste, além de áreas do Centro-Oeste e de Minas Gerais, no Sudeste.

No restante do país, há um alerta laranja ativo no sul do Rio Grande do Sul, e um amarelo, envolvendo o mesmo estado e o Sul de Santa Catarina.

Precauções

Em situações de emergência, como enxurradas, alagamentos ou outros perigos, é crucial adotar medidas preventivas para garantir sua segurança e a de seus pertences, como desligar imediatamente aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.

Protejer documentos importantes e objetos de valor em sacos plásticos para prevenir danos causados pela água também é fundamental. Se a situação de perigo for iminente, não hesite em procurar um local seguro e abrigado, evitando permanecer ao ar livre.

Para informações adicionais e orientações específicas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Essas precauções podem fazer uma diferença significativa na segurança durante momentos críticos.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1715109703670-0'); });

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile