Região de Vitória da Conquista

Vacinação contra a dengue está disponível ao público-alvo em todas unidades de saúde de Vitória da Conquista

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão vinculado à Prefeitura de Vitória da Conquista, informou que o município deu início nesta quarta-feira (3) à vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Inicialmente, a vacinação está sendo realizada em quatro unidades de saúde da família: Nestor Guimarães (Bairro Jurema), Vila Serrana, Jardim Valéria I e II, e Pedrinhas.

André Amaral se adiantou e procurou logo a Unidade do Pedrinhas para vacinar o seu filho Otávio, de 11 anos, pois sabe a importância da vacinação como forma de contribuir no enfrentamento da doença. “A gente tem que ter consciência. Com o surto que está tendo na cidade, a vacina é uma oportunidade que a gente tem de estar prevenindo e cuidando dos pequenos, principalmente porque somos responsáveis por eles e temos que incentivar cada vez mais”, afirmou o pai de Otávio.

O mesmo fez a mãe Bruna Lemos. Ela levou a filha Brunielle para se vacinar na USF Pedrinhas que fica próxima de sua casa, buscando priorizar a proteção da filha contra a doença. “Os casos estão muito altos e eu fiquei com medo, porque ela é uma criança ainda. Nós adultos temos uma imunidade melhor, tem um preparo para lidar com isso, mas uma criança não tem”, ressaltou Bruna.

Marcele Lavínia Oliveira, de 10 anos, recebeu a sua primeira dose hoje e daqui há três meses voltará para completar o esquema vacinal com a segunda dose. “Eu sei que a vacinação é muito importante para minha saúde. Foi tudo bem, eu senti um pouco de medo no começo, mas depois passou”, disse a pequena Marcele.

Lucas de Sá Borba, de 10 anos, logo depois da aula do colégio já foi até a unidade acompanhado do seu pai para se vacinar, sem demonstrar qualquer medo: “Foi legal. A vacinação é muito importante para a nossa segurança”.

Ampliação da vacinação contra a dengue

E a partir desta quinta-feira (4), a vacinação contra a dengue será estendida para todas as unidades de saúde da zona urbana e rural, apenas no turno da manhã, pois no turno da tarde o atendimento está sendo feito de forma exclusiva aos pacientes com sintomas suspeitos de dengue em todas as unidades.

“É imprescindível que o cartão de vacina da criança seja apresentado no momento da vacinação para que possamos verificar as vacinas que foram realizadas recentemente. Lembrando que a vacinação vai conferir imunidade para a criança a partir da segunda dose, que deve ser feita daqui há três meses. É uma vacinação que vai conferir uma imunidade a médio e longo prazo para essa criança. Então não deixe de vacinar e vamos todos aproveitar essa oportunidade”, afirmou a coordenadora de Imunização do município, Mariana Fernandes.

No sábado (6), um drive-thru também será realizado no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Campus Anísio Teixeira, das 8h às 13h.

Para executar a vacinação desse público, Vitória da Conquista recebeu 6.670 doses do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS), que estão sendo distribuídas entre todas as unidades para aplicação, até o fim do estoque. Até o momento, o município não foi selecionado pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a dengue e esse quantitativo recebido é referente a sobras de lotes que originalmente foram enviados a outros municípios, mas que acabaram não sendo utilizados, e cujo prazo de validade se encerra no final deste mês.

Esta postagem foi publicada em 4 de abril de 2024 08:02

Publicado por

Notícias recentes

Concurso da Polícia Técnica de Pernambuco oferta 213 vagas com salários de até R$ 10,5 mil

As secretarias de Administração e de Defesa Social de Pernambuco abriram um concurso público visando…

29 de abril de 2024

MGI abriu processo seletivo com 200 vagas e salários de R$ 8,3 mil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu um processo seletivo.…

29 de abril de 2024

Mais 38 pássaros silvestres foram apreendidos em Vitória da Conquista nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (29), em mais uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)…

29 de abril de 2024

Importação de pneus chineses foi suspensa por concorrência desleal

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), informou nesta segunda-feira (29) que foram…

29 de abril de 2024

Confira a previsão do tempo do Inmet para todo o Brasil até 15 de maio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Informativo Meteorológico…

29 de abril de 2024

Vigilância Sanitária apreendeu medicamentos vendidos de forma irregular em farmácias de Vitória da Conquista

A Vigilância Sanitária (Visa), como agência reguladora, tem recebido denúncias para fiscalizar e apreender medicamentos…

29 de abril de 2024