21.3 C
Guanambi
16 C
Vitória da Conquista

Comemorações dos 50 anos da Uesc terão início no dia 25

Mais Lidas

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) inicia no dia 25 de abril, com a entrega de títulos honoríficos a personalidades regionais e a ex-gestores da instituição, as comemorações alusivas aos 50 anos de fundação do Campus Professor Soane Nazaré de Andrade. Nesta data, a programação começa às 8h30, com o hasteamento das Bandeiras, seguida de descerramento de placas comemorativas.

De acordo com informações da Uesc, logo após, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, acontecerá a Sessão Solene do Conselho Universitário (Consu) para outorga dos títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa ao músico Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará), ao fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub e o de Clóvis de Figueiredo Leite (Kocó) – in memoriam.

Na mesma Sessão, serão entregues os títulos de Professor Emérito, também aprovados pelo Consu, ao Diretor Geral da Fespi no período 1985 a 1988, Aurélio Farias de Macedo, e à reitora no período 2021-2019, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. As comemorações alusivas ao transcurso dos 50 anos do Campus da Uesc prosseguem até o final do ano.

“Mais do que uma estrutura física, muito mais do que um território em que protagonistas diversos, em ação, construíram, erguem e estão produzindo, dialogando, transformando, defendendo ideias e ideais, entretecendo o mundo e o tempo em sonhos e fazeres, é assim que podemos descrever o Campus Professor Soane Nazaré de Andrade”, assinala o reitor Alessandro Fernandes.

A Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) foi instituída em 1972, com a congregação das escolas isoladas Faculdade de Direito de Ilhéus (FDI), Faculdade de Filosofia de Itabuna (Fafi) e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna (Facei), resultante da iniciativa das lideranças regionais e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). O campus foi implantado a 22 de abril de 1974.

Posteriormente, em 1991, depois de muitas lutas, o grande anseio da estatização da instituição tornou-se realidade. No dia 05 de dezembro, o então Governador do Estado incorporou a Fespi, escola particular, ao quadro das escolas públicas de 3º grau da Bahia, pela Lei 6.344 de 06/12/91.

Em 1995, a Uesc teve seu Quadro de Pessoal aprovado pela Lei nº 6.898, de 18 de agosto de 1995, publicada no Diário Oficial do Estado dos dias 19-20 seguintes, ficando reorganizada sob a forma de Autarquia. Emerge, portanto, a Uesc como a mais nova Instituição de Ensino Superior (IES), das quatro mantidas pelo Governo da Bahia, fortemente vinculada à realidade regional.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas