O vereador bolsonarista Ivan Cordeiro, do Partido Liberal (PL), protocolou uma proposta para que a Câmara Municipal de Vitória da Conquista conceda uma Moção de Aplausos a Elon Musk, empresário de nacionalidade sul-africana, radicado nos Estados Unidos, considerado pela revista Forbes como terceiro homem mais rico do mundo, com fortuna estimada em quase R$ 1 trilhão.
A proposta será colocada em pauta e votada pelos demais vereadores após ser analisada pelas comissões internas da Câmara.
De acordo com o documento, incluído no sistema de matérias legislativas da casa nesta segunda-feira, 15 de abril, o bilionário, dono da Tesla, da StarLink e de outras empresas, estaria atuando em defesa da liberdade e da luta contra uma suposta censura no Brasil.
Musk tem usado sua rede social X, o antigo Twitter, para criticar as ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra usuários da plataforma por publicações de conteúdos com teor golpista, contra a democracia brasileira. Vários usuários que divulgaram informações falsas ou duvidosas sobre fraudes nas eleições ou com incitação a um golpe de estado tiveram suas contas restritas no Brasil por determinação do ministro.
Neste domingo (14), o vereador, autor da proposta, participou de um podcast, onde defendeu as pautas bolsonaristas e anunciou que iria protocolar a Moção de Aplausos, como de fato aconteceu.
Em fevereiro, o mesmo parlamentar foi um dos autores de uma Moção de Repúdio contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela fala que comparou a atuação de Israel, contra o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza, ao Holocausto. Na ocasião, a proposta foi aprovada pela maioria dos vereadores.
Moção de Aplausos
Uma Moção de Aplausos é um instrumento utilizado por casas legislativas, como câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional, para reconhecer e homenagear pessoas, organizações, ou até eventos por suas realizações ou contribuições notáveis à sociedade.
Este tipo de moção serve como um reconhecimento oficial e público do mérito das ações ou do impacto positivo dos homenageados em determinadas áreas, como cultura, esportes, ciência, entre outras. Ela é apresentada por um ou mais membros do corpo legislativo e, após sua apresentação, é geralmente sujeita a uma votação para aprovação pela respectiva casa.