A partir desta quinta-feira, 25 de abril, acontece a 23ª ExpoAgri, no Parque de Exposições de Irecê. O evento segue com atividades até o próximo domingo (28), com entrada franca todos os dias.
A estimativa é de que a exposição movimente cerca R$ 50 milhões em negócios e atraia 30.000 visitantes. A programação inclui shows, palestras, oficinas, exposições de animais, artesanato, máquinas e veículos, e um desfile da Garota Expoagri.
A organização é da Associação dos Pecuaristas da Região (Aprir), com o apoio dos governos estadual e estadual, da prefeitura, de entidades como Adab, Banco do Nordeste, Faeb/Senar e Sebrae, e de empresas locais.
Programação da ExpoAgri em Irecê
A abertura oficial está marcada para acontecer às 19h30. No entanto, a partir das 8h, começa a 11ª especializada da raça Mangalarga Marchador. Às 20h, terão início os shows com Neide Vital, Sela Vaqueira e Mila Sodré.
O evento segue na sexta-feira (26) com exposições, palestras, oficinas e outras atividades. A noite, a programação segue com Gil Vasconcelos, Kevi Jonny e Thiaguinho Brasil. No sábado (27) haverá julgamento dos melhores da raça da 11ª especializada e de caprinos e ovinos. Os shows serão com Dubiran, Allan Júnior e João Vitor.
Por fim, no domingo (28), continuam os julgamentos da especializada, e as exposições de animais, produtos, máquinas e implementos. O encerramento terá o desfile da Garota Country e os shows com Nil e Ângelo e Pablo Marques.
Agropecuária
Durante a 23ª ExpoAgri, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à pasta, vai realizar uma série de palestras e discussões envolvendo as cadeias produtivas presentes na região, a exemplo de uma reunião com produtores de leite para discutir a retomada da Câmara Setorial do Leite
De acordo com a engenheira agrônoma e assessora técnica da Seagri, Keyla Soares, o objetivo é levar informações atualizadas sobre políticas públicas e outros temas aos produtores. Dessa forma, no dia 26 de abril de 2024, a programação incluirá palestras sobre o fim da vacinação contra a febre aftosa, a conscientização das ações em defesa sanitária animal, aspectos gerais da cultura da palma forrageira no Território de Identidade Irecê, e os impactos dos agrotóxicos e do controle biológico na saúde humana e no meio ambiente.
Para Wallison Tum, titular da Seagri, o apoio da pasta a eventos como a ExpoAgri é fundamental para fomentar o agronegócio baiano. Esses eventos são importantes para a economia local e regional, pois promovem o intercâmbio de conhecimentos, a apresentação de novas tecnologias e a realização de negócios que beneficiam o setor agropecuário.