27.6 C
Guanambi
23.4 C
Vitória da Conquista

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

Mais Lidas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última quarta-feira, 24 de abril. O objetivo da visita foi o de reestabelecer o funcionamento da estação meteorológica automática, instalada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

O equipamento estava sem funcionar desde outubro do ano passado. Neste período, toda a região ficou sem registros oficiais das condições do tempo.

A estação deixou de captar possíveis recordes de calor nos meses de outubro e novembro e chuva bastante acima da média no mês de janeiro. Além de Guanambi, outros onze municípios estavam com suas estações inoperantes.

Com os dados novamente sendo registrados, a consulta das condições observadas pode ser realizada pelo portal do Inmet. Neste sábado (27), a temperatura variou entre 23,3º e 29,8º graus celsius (ºC). Já a rajada de vento mais forte chegou a 12 metros por segundo (m/s), o que equivale a 43,2 quilômetros por hora (km/h).

Serviços de manutenção também foram realizados em Barra, Correntina, Cruz das Almas e Maraú. Já nas cidades Formosa do Rio Preto, Macajuba, Queimadas e Santa Rita de Cássia, e no Arquipélago de Abrolhos, em Caravelas, os equipamentos continuam parados.

No município de Delfino, o equipamento voltou a funcionar, no entanto, vem apresentando várias falhas.

Até o fim da primeira quinzena de abril, as estações de Caravelas, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Irecê, Itaberaba, Itamaraju, Itapetinga, Itiruçu, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Remanso, Senhor do Bonfim, Una e Vitória da Conquista estavam com funcionamento parcial, com coleta de dados prejudicados por problemas nos sensores ao longo do dia.

Em Vitória da Conquista, por exemplo, os registros de chuva estão comprometidos há quase um ano por conta de um problema no pluviômetro. A estação também deixa de registrar umidade relativa do ar durante vários momentos do dia. Apesar dos problemas, a cidade conta também com uma estação convencional do órgão, que registrou todos os dados perdidos pelo equipamento automático. Ambas ficam no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Importância dos registros meteorológicos

Registrar dados meteorológicos é crucial, especialmente em tempos de mudanças climáticas, pois eles fornecem informações vitais para o entendimento das tendências e padrões climáticos. Esses registros são essenciais para monitorar e analisar variações e anormalidades climáticas, o que permite uma previsão mais precisa de eventos extremos como tempestades, secas e ondas de calor.

Além disso, são fundamentais para o planejamento de estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, influenciando decisões em setores como agricultura, gestão de recursos hídricos, construção civil e saúde pública. Com dados precisos, é possível antecipar impactos, proteger populações e infraestruturas, e promover a sustentabilidade global.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas