23.4 C
Guanambi
20.5 C
Vitória da Conquista

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Mais Lidas

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a Azul Linhas Aéreas anunciou a aquisição de 13 novas aeronaves Embraer 195-E2, em um investimento superior a R$ 3 bilhões.

A cerimônia de divulgação ocorreu na sede da Embraer em São José dos Campos, São Paulo, marcada pelo batismo de uma das novas aeronaves, agora chamada “Azul & Embraer. Orgulho do Brasil”.

O evento contou com presenças de autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do governo, John Rodgerson, CEO da Azul, e Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. A entrega das aeronaves está programada para ocorrer gradualmente ao longo dos próximos meses, culminando no final deste ano.

De acordo com a companhia, a ampliação da frota com o modelo E195-E2, o jato de corredor único mais eficiente do mercado, reflete não apenas um reforço operacional para a Azul, mas também um significativo estímulo para a indústria aeronáutica nacional e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Atualmente, a Azul detém a maior frota e o maior pedido de compra dessa aeronave no mundo, destacando-se na operação de rotas regionais e reforçando sua posição no mercado.

“A compra dessas aeronaves não apenas consolida a Azul como uma das melhores companhias aéreas do mundo, mas também reafirma nossa confiança na Embraer e no potencial do Brasil”, declarou John Rodgerson. “Cada nova aeronave representa a criação de cerca de 500 empregos, fortalecendo o turismo e contribuindo para mais de 8% do PIB nacional.”

Com capacidade para 136 passageiros, as novas aeronaves E2 são conhecidas por sua eficiência energética, oferecendo uma redução de até 25% nas emissões de CO2. A Azul já opera 20 aeronaves desse modelo, que são equipadas com wi-fi e televisões individuais, proporcionando uma experiência de voo superior aos seus clientes.

Veja também: Maior avião de passageiros fabricado no Brasil pousou em Vitória da Conquista pela primeira vez

O reforço da frota permitirá à Azul aumentar sua versatilidade operacional, pois esses jatos são capazes de operar tanto em grandes aeroportos quanto em aeródromos regionais mais distantes dos grandes centros urbanos. “Vivemos em um país de dimensões continentais, e voamos para lugares onde nenhuma outra companhia voa. Esta aquisição também representa um investimento no crescimento do Brasil”, concluiu Rodgerson.

A Azul recebeu o primeiro E195-E2 fabricado pela Embraer em 2019. Atualmente,
a frota da companhia conta com189 aeronaves, incluindo os Embraer, além de modelos de grande capacidade, usados em rotas internacionais, e dos operados pela Azul Conecta. A idade média da frota atual é uma das mais baixas do mundo, de 7,4 anos.

A Azul reforçou que continua comprometida com a conexão do Brasil, operando em 160 destinos com mais de mil voos diários, e mantendo a parceria estratégica com a Embraer para impulsionar o transporte aéreo nacional e o desenvolvimento econômico.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas