O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta vermelho para onda de calor que atinge parte do país desde a semana passada. Enquanto o Rio Grande do Sul ainda enfrenta os efeitos das enchentes sem precedentes, parte do país registra temperaturas acima da média há dias.
O aviso, emitido nesta segunda-feira, 6 de maio, pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), engloba 1,5 mil municípios dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele tem validade até às 18h da próxima quinta-feira, 9 de maio.
O alerta, classificado como de grande perigo, informa que a temperatura ficará pelo menso 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias, representando riscos à saúde.
Por esta razão, recomenda-se reforço na hidratação e a não exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia. A prática de atividades físicas ao ar livre também deve ser evitada.
As informações completas do alerta, bem como a relação completa de cidades afetadas podem ser acessadas no portal do Inmet.
Regiões Afetadas
Goiás
- Sul Goiano
Mato Grosso
- Centro-Sul Mato-grossense
- Sudoeste Mato-grossense
Mato Grosso do Sul
- Leste de Mato Grosso do Sul,
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul
- Pantanais Sul Mato-grossense
Minas Gerais
- Central Mineira
- Campo das Vertentes
- Zona da Mata
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
- Metropolitana de Belo Horizonte
- Oeste de Minas
- Sul/Sudoeste de Minas
Paraná
- Norte Pioneiro Paranaense
- Norte Central Paranaense
- Noroeste Paranaense
- Centro Oriental Paranaense
- Centro Ocidental Paranaense
Rio de Janeiro
- Sul Fluminense
- Noroeste Fluminense
- Baixadas
- Centro Fluminense
- Metropolitana do Rio de Janeiro
- Norte Fluminense
São Paulo
- Presidente Prudente
- São José do Rio Preto
- Campinas
- Bauru
- Piracicaba
- Itapetininga
- Ribeirão Preto
- Araçatuba
- Macro Metropolitana Paulist
- Marília
- Araraquara
- Vale do Paraíba Paulista
- Metropolitana de São Paulo
- Assis
- Litoral Sul Paulista
Alerta Vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul
O Inmet também emitiu um novo alerta de vermelho, de grande perigo, para novas tempestades no Rio Grande do Sul. O aviso engloba os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, todos no Sudeste Rio-grandense.
Nestas localidades, até a manhã desta terça-feira (7), podem ser registradas chuvas superiores a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, acompanhada de ventos com rajadas de 100 km/h, além de queda de granizo.
Tais condições representam grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O Rio Grande do Sul também tem outros alertas amarelo e laranja para chuvas intensas em toda a faixa sul do estado.