A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) informou nesta terça-feira (7) que a população de baixa renda que precisa castrar seu animalzinho terá mais uma opção para este tipo de cirurgia: o Castramóvel.
De acordo com a Semma, a entrega do equipamento, aprovado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), será realizada, nesta quinta-feira (9), na Praça Nove de Novembro, às 15h.
Além do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), primeira clínica veterinária pública da Bahia, inaugurada em abril de 2023, o Castramóvel foi adquirido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, com recurso do Fundo do Meio Ambiente e autorizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam).
Com o Castramóvel, o Governo Municipal vai democratizar ainda mais o acesso à cirurgia de castração de cães e gatos, pois o serviço será levado aonde os animais estiverem, com atendimento, a cada semana, em um bairro diferente.
Para manter em funcionamento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) vai fornecer equipe, materiais, equipamentos e a manutenção do Castramóvel.
“Já ajustamos tudo o que foi necessário para inaugurar o Castramóvel e montamos um cronograma que vai atender vários bairros da cidade, e da zona rural também, a começar pelo bairro Conveima. O veículo vai levar toda a equipe e fazer o serviço nas localidades que têm maior presença de animais nas ruas”, revelou a secretária Semma, Ana Cláudia Passos.
A ação encabeçada pela Semma vai contribuir para a redução do número de animais abandonados e para a prevenção de doenças, além de promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com os animais de estimação.
Além disso, a Semma levará educação ambiental às localidades atendidas pelo Castramóvel, trabalhando temas importantes, a exemplo do abandono, maus-tratos, cuidados necessários com os animais, dentre outros, por meio da revista em quadrinhos Turma do Melo.
No último dia 15 de abril, a Semma firmou um termo de cooperação técnica com a empresa GL Tratamento de Resíduos para a coleta e destinação adequada dos resíduos veterinários que serão gerados e são extremamente perigosos, e, por essa razão, precisam de uma destinação correta.
Sobre a castração
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já montou um cronograma das localidades que serão atendidas pelo Castramóvel. A primeira será o Conveima, nos dias 10 e 11, na Unidade de Saúde local, e as próximas, Campinhos, Vila Elisa, Bruno Bacelar, Miro Cairo, José Gonçalves, Nova Cidade, Vila América, Batuque, Remanso, Santa Mônica e Santa Marta/Universidade.
As prioridades no atendimento são os animais comunitários (de rua), levados por protetores ou por moradores. Ao serem atendidos, esses animais receberão um microchip. Para eles, a documentação não é necessária.
Já as famílias de baixa renda que desejam castrar seus animais, devem apresentar: RG, CPF, CAD Único e comprovante de residência (dos responsáveis), além do cartão de vacina do animal, atualizado em até um ano.
Para ter acesso ao serviço, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde Conveima, na sexta-feira (10), para avaliação e realização dos exames. Os cães devem estar na coleira e os gatos na caixa de transporte. E para realização do procedimento de castração, o animal precisa estar em jejum de 10 a 12 horas.