22.4 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Vereadores pedem CPI para apurar possível omissão em caso de corrupção na Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista

Mais Lidas

Um grupo de vereadores protocolou, nesta quinta-feira, 9 de maio, um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Durante uma coletiva de imprensa, os parlamentares revelaram que a CPI tem como foco investigar possível de omissão da Prefeita Sheila Lemos (União Brasil) em relação a atos suspeitos de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde, sob a gestão da ex-Secretária Ramona Cerqueira Pereira.

As acusações envolvem fraudes em licitações e contratos, superfaturamento de preços e desvio de verbas públicas.

Os vereadores que assinaram o pedido de instauração da CPI incluem Alexandre Xandó (PT), Fernando Jacaré (PT), Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Delegado Marcus Vinícius (PODEMOS), Lúcia Rocha (MDB) e Augusto Cândido (MDB).

A ação dos vereadores foi motivada pela revelação pública da Operação “Dropout”, realizada pela Polícia Federal, que envolveu mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e em empresas contratadas pela prefeitura.

A operação também resultou no afastamento temporário de servidores públicos, investigando possíveis fraudes na aquisição de testes para Covid-19 no ano de 2020.

De acordo com a PRF, as investigações preliminares indicam possíveis fraudes que somam R$ 2.030.000,00, com evidências de superfaturamento que teriam causado um prejuízo ao erário de pelo menos R$ 677.700,00.

Segundo o Artigo 29 da Lei Orgânica do Município, a instauração da CPI é garantida com o apoio de sete assinaturas, dispensando a aprovação pelo plenário. Dessa forma, a CPI deverá ser oficialmente formada na próxima sessão legislativa.

Em nota, à época da operação, deflagrada em 25 de abril, a prefeitura afastou três servidores da pasta investigada pelo prazo inicial de 180 dias, podendo haver prorrogação por igual período. Segundo a prefeitura, foi aberta uma apuração pela Corregedoria-Geral do Município para apurar a conduta dos envolvidos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas