O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 20 de maio, que um novo evento de instabilidade começa nesta terça-feira (21), forma isolada, no Rio Grande Sul, deve ganhar força a partir da quarta-feira e principalmente durante a quinta-feira (23), quando da passagem de uma frente fria associada, desta vez, a uma forte massa de ar frio de origem polar.
De acordo com o órgão, entre o final de quarta e decorrer da quinta-feira, um ciclone extratropical deve se desenvolver no oceano, na altura da costa gaúcha, e acentuará o contraste térmico entre o vento quente e úmido de norte e o ar frio de sul, intensificando as tempestades e também aumentando os volumes de chuva previstos.
São esperadas rajadas de vento acima dos 80 km/h. Além disso, há possibilidade de queda de granizo no Sul do Brasil, entre a quarta e quinta sobre o Rio Grande do Sul e Santa Cataria, e na sexta-feira entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com o deslocamento da frente fria.
O acumulado total entre a terça-feira e a sexta-feira pode superar os 100mm em áreas do Rio Grande do Sul, sendo que o maior volume esperado deve ocorrer quando do deslocamento da frente fria do sul para o norte do estado.
Na avaliação do Inmet, novos transtornos são possíveis em função da forte instabilidade que é prevista.

O órgão ainda destacou qu e as temperaturas mínimas no final de semana ficam perto ou até mesmo abaixo de zero nas partes altas das Serras do Sul e também na região da campanha gaúcha.
Em Porto Alegre, capital gaúcha, as mínimas ficam abaixo dos 10°C a partir da sexta-feira e decorrer do final de semana, também com sensação térmica baixa. Há expectativa de geada em áreas do estado e em parte do Sul Catarinense no final de semana.
Antes da chegada da frente fria as temperaturas ainda ficam elevadas da metade norte do RS ao centro do Brasil, porém, entre a quinta e sexta-feira, com o rápido deslocamento do ar polar as temperaturas máximas despencam.


A partir da sexta-feira (24), o ar polar e a circulação de umidade oceânica ainda deixam muitas nuvens especialmente sobre a faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A sensação de frio será intenso por conta do vento oeste a sul que soprará com rajadas acima dos 40 km/h.
Na sexta-feira o sistema frontal chega inclusive ao Sudeste do País, quebrando o bloqueio atmosférico e a longa sequência de dias quentes observada ao norte do PR e parte do Brasil central e Sudeste.
