Depois de uma semana com temperaturas acima da média, os próximos dias devem ser de temperaturas mais amenas em Guanambi.
As previsões dos modelos matemáticos de meteorologia indicam que as mínimas devem ficar entre 18ºC e 20ºC nas primeiras horas da manhã e as máximas durante as tardes não devem se afastar muito dos 30ºC.
Os prognósticos climáticos também indicam que o vento deve continuar forte e constante na cidade, com rajadas acima de 50 km/h em alguns momentos, proporcionando aumento da sensação de frio, que pode ficar abaixo dos 15ºC em locais abertos, principalmente de madrugada e pela manhã.
Por volta de quarta-feira, 22 de maio, há possibilidade de aumento da circulação da umidade e da nebulosidade sobre a região, com chances de ocorrência de garoa, principalmente nas áreas mais altas do município, como no distrito de Morrinhos.
Na última semana, a menor temperatura foi de 19,6ºC, registrada na manhã de sexta-feira (17) pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal. Já a maior máxima foi de 35,5ºC, registrada na tarde de terça-feira (14).
Condições climáticas
A massa de ar seco que atua sobre o interior do país há semanas começa a perder cada vez mais força no decorrer desta semana.
No decorrer dos dias, a alta pressão – que atua ainda influenciando o centro do país, vai começar a se deslocar para alto mar, Aliado a isso, uma nova frente fria trará mudanças nas condições climáticas, o que contribuirá para a diminuição as temperaturas em boa parte do país.
No Rio Grande do Sul, novos volumes expressivos de chuva são esperados em várias regiões do estado, com previsão de acumulados superiores a 100 mm na parte central e no sul do estado até sexta-feira (24). Também deve chover em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados na casa de 50 mm em algumas áreas.
No Nordeste, deve chover em toda a faixa Litorânea, desde Ilhéus, no Sul Baiano, até Natal, no Rio Grande do Norte. Os acumulados esperados para os próximos cinco dias são inferiores a 50 mm, no entanto, algumas localidades podem registrar chuvas mais expressivas.
Em Salvador, neste mesmo período, o acumulado previsto varia entre 40 mm e 60 mm.