Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), por meio da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap), abriu um Processo Seletivo Simplificado para cadastro reserva de colaboradores(as) internos(as) e/ou externos(as) que atuarão como bolsistas em ações vinculadas à Proap.
As oportunidades são para as seguintes áreas:
- apoio administrativo-financeiro, apoio fiscal
- pesquisador/a de ciência de dados e/ou análises de dados
- apoio em gestão patrimonial
- pesquisador/a na área de Indicadores de gestão pública
- profissional na área de Gestão de Riscos na administração pública
- profissional na área de Tecnologias da Informação
- profissional de em BI e assistente de contabilidade com habilidades em BI.
O edital define uma vaga para cadastro reserva de todas as funções, sem disponibilização de vagas imediatas no primeiro momento.
Os profissionais que vierem a ser contratados atuarão no Programa OrçaMais: Otimizando o Orçamento para um IFBA Sustentável e no Projeto PROAP 4.0: Inovação, Governança, Desenvolvimento e Eficiência em Campus do Ifba.
Os valores das bolsas estão descritos no Anexo II do Edital e variam entre R$ 1,6 mil e R$ 2 mil.
As atividades poderão ser realizadas de forma híbrida (preferencialmente atividades remotas e eventualmente presenciais). Além das atividades remotas, os(as) candidatos(as) selecionados(as) devem ter disponibilidade para desenvolver atividades presenciais na Reitoria do Ifba, no bairro do Canela, em Salvador, sempre que necessário.
Inscrições e seleção
As inscrições para as funções estabelecidas no edital são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 23 e 31 de maio de 2024, exclusivamente, pela Internet, através do formulário online. Antes de se inscrever, é recomendado acessar o edital, disponível no portal do Ifba.
O Processo Seletivo Simplificado será conduzido por uma comissão de seleção designada pela Proap e a seleção de candidatos(as) será realizada em três etapas: 1ª Etapa – Inscrição; 2ª Etapa – Análise documental(eliminatória e classificatória); 3ª Etapa – Entrevista (eliminatória e classificatória).
A seleção é válida por até 1 (um) ano, a contar da data de publicação do resultado final, prorrogável por igual período, a interesse da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento do IFBA.
Segundo o cronograma que consta no Edital, a publicação do resultado preliminar do processo seletivo será realizada no dia 27 de junho de 2024. O resultado final da seleção será publicado até o dia 03 de julho de 2024, de acordo com o documento.
A convocação de profissionais bolsistas selecionados(as) será feita conforme a demanda, disponibilidades orçamentárias e financeiras e as necessidades do Ifba.
“As atividades a serem exercidas pelas pessoas classificadas e aprovadas não caracterizam vínculo empregatício, e os valores recebidos a título de bolsa não se incorporam, para quaisquer efeitos, ao vencimento, salário ou proventos recebidos, conforme legislação vigente (Lei nº 12.513/2011, art. 9º, § 3º)”, informa o Edital nº 01/2024/PROAP/IFBA.
Programa OrçaMais
Otimizando o Orçamento para um IFBA Sustentável tem por finalidade qualificar os orçamentos da Reitoria e dos campi, em sua dimensão de eficiência, economicidade e eficácia apoiando a reitora e os(as) diretores(as)-gerais, além de diretorias de administração e planejamento a encontrarem saídas e pontos de melhorias frente aos recursos limitados e escassos, correlacionando-os com os objetivos estratégicos institucionais.
O Programa OrçaMais envolve um conjunto de projetos voltados para a transparência institucional, desenvolvimento de indicadores de gestão para suporte ao processo decisório, apoio às atividades-fim – ensino, pesquisa, extensão e, como consequência, auxiliar nas ações prioritárias de suporte ao desenvolvimento institucional.
Já o Projeto PROAP 4.0: Inovação, Governança, Desenvolvimento e Eficiência em Campus do IFBA contempla ações e iniciativas e propostas no horizonte de curto, médio e longo prazo, as quais terão por finalidade melhorar o desempenho administrativo institucional, tanto da Reitoria quanto dos campi, através de práticas de inovações de processos, governança, desenvolver ações que possam melhorar a implementação de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e eficiência administrativa da Reitoria e dos campi.
I