Inmet divulgou informativo com previsão para todo o país até 12 de junho

Nesta segunda-feira, 27 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Informativo Meteorológico nº 20/2024, contendo a previsão do tempo para as próximas duas semanas.

O documento também trás as condições observadas pela rede meteorológica em todo o país nos últimos dias.

Previsão de 27 de maio a 3 de junho

De acordo com o órgão, nesta primeira semana, os acumulados de chuva poderão ultrapassar 60 milímetros (mm) em áreas das Regiões Norte e Nordeste, conforme indicado no mapa acima pelos tons em laranja . Isso se deve à combinação do calor e alta umidade que continua influenciando as instabilidades nas regiões e provocando chuvas intensas.

Região Norte: a combinação do calor e alta umidade irá provocar pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 60,0 mm em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.

Região Nordeste: há previsão de chuva, especialmente entre os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco a partir de terça-feira, dia 28. As instabilidades nestas áreas são provocadas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente que favorecerão a ocorrência de chuvas, podendo superar os 40 mm. Não se descartam pancadas de chuvas isoladas em áreas da faixa norte, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Enquanto no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: não há previsão de chuvas, exceto em áreas do sul de Minas Gerais, bem como na parte leste dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras devido a passagem de um sistema frontal.

Região Sul: a semana começa com chuvas intensas devido a passagem de um sistema frontal, além de rajadas de vento que podem superar 60 km. Mas a partir do dia 29, a previsão é de tempo bom e sem chuva. Além disto, a previsão indica queda nas temperaturas, principalmente no início da semana.

Previsão de 4 a 13 de junho

Previsão de chuva entre 4 e 12 de junho – Fonte: NCEP/NOAA.

Entre os dias 04 e 12 de junho de 2024, de acordo com o modelo de previsão numérica, poderão ser registrados volumes de chuva maiores que 70 mm no norte da Região Norte e costa leste da Região Nordeste.

Região Norte: os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no noroeste do Amazonas, norte do Pará, além de áreas do oeste do Acre, Roraima e Amapá, com acumulados que podem superar 60 mm. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 30 mm.

Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 60 mm. Entre os Estados do Maranhão e o Rio Grande do Norte, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: segue com previsão de tempo seco e quente, exceto em áreas do Espírito Santo, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes inferiores a 30 mm.

Região Sul: a previsão é de tempo seco e quente, exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.

Condições observadas

Acumulado de chuva entre os dias 22 e 26 de maio de 2024. Fonte: INMET.
Acumulado de chuva entre os dias 22 e 26 de maio de 2024. Fonte: INMET.

Os acumulados de chuva registrados entre os dias 22 e 26 de maio foram maiores do que 50,0 milímetros (mm) – tons em azul – na faixa norte do país, áreas da Região Sul, além do sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Acumulados de chuvas inferiores a 30 mm (tons em verde) foram observados em grande parte da Região Norte, parte dos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso Sul, além de áreas costeiras da Região Nordeste. No interior da Região Nordeste, além de grande parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste não foram observados acumulados significativos nos últimos dias (tons em laranja).

Região Norte: os maiores registros de chuva nos últimos cinco dias ocorreram em áreas do Amapá e noroeste do Amazonas, onde os valores foram superiores a 60 mm. Destaques para São Gabriel da Cachoeira (AM) com acumulado de chuva de 101,2 mm, Itaubal (AP) com 99,8 mm e Oiapoque (AP) com 99,6 mm. Nas demais áreas, os volumes de chuva foram inferiores a 70,0 mm.

Região Nordeste: foram registrados acumulados de chuvas maiores que 60 mm nos últimos cinco dias. Destaque para Preguiças (MA) que acumulou 91,6 mm, Salvador – Rádio Farol (BA) e Natal (RN), com 72,4 mm. No interior da região, foram observados acumulados menores que 30,0 mm.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: não foram observados acumulados de chuvas nos últimos dias, exceto em áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os destaques foram para estações meteorológicas de Jardim (MS) que chegou a 69,8 mm, Dourados (MS) com 51,6 mm e Bragança Paulista (SP) com 45,6 mm.

Região Sul: os maiores volumes de chuva foram observados em áreas do Rio Grande do Sul, com destaque para as localidades de Rio Pardo (RS) que chegou a 178,0 mm, Porto Alegre – Belém Novo (RS) com 171,6 mm e Canguçu (RS) com 156,4 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva foram menores que 100,0 mm.

Temperaturas

Para os próximos dias são previstas temperaturas máximas que podem superar os 30°C na parte central do país, se estendendo até áreas das Regiões Norte e Nordeste.

No dia 2 de junho, as temperaturas máximas podem ultrapassar 30°C em grande parte do país. Com máximas próximas aos 36°C em áreas do Nordeste, bem como nos Estados do Mato Grosso, Tocantins e Pará. Já na faixa leste do país até áreas da Região Sul, as máximas serão mais amenas e não deverão ultrapassar os 30°C.

As temperaturas mínimas, podem ser superiores a 24°C em áreas das Regiões Norte e Nordeste. Já em áreas dos Estados da Bahia e centro-sul do país, as mínimas podem ser inferiores a 20°C. No dia 29 de maio, as temperaturas mínimas poderão ser inferiores a 19°C em áreas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, bem como no centro-sul do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Com o avanço do sistema frontal, uma massa de ar fria associada a este sistema, pode ocasionar queda nas temperaturas em áreas da Região Sul com mínimas inferiores a 5°C em áreas serranas e com previsão de formação de geada entre os dias 29 e 30. Nas demais áreas, as temperaturas podem superar os 24°C.

O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais. Mais informações podem ser consultadas no Informativo Meteorológico nº 20/2024.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile