A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico informou nesta quarta-feira (19) que a Feira de Economia Solidária estará presente na Travessa Lauro de Freitas, no Centro de Vitória da Conquista, até o próximo sábado (22).
De acordo com a Secretaria, a Feira é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Economia Solidária, e reúne cerca de 30 empreendedores e 27 barracas, movimentando cerca de 20 mil reais.
O objetivo da feira é ampliar a renda e dar oportunidade de divulgar os produtos dos empreendedores da economia solidária de Vitória da Conquista. De acordo com o coordenador municipal de Economia Solidária, Jadiel Albino, essa iniciativa faz a diferença para os artesãos e empreendedores da cidade.
“Sempre nessas datas especiais, nós trazemos aqui a Coordenação da Economia Solidária. É uma fonte de renda, é uma oportunidade que o Governo Municipal nos concedeu para estar aqui nessas datas comemorativas para ajudar o empreendedor a cada vez mais crescer totalmente”, afirmou.
O coordenador explicou que a feira deste período está instalada na Travessa Lauro de Freitas desde o Dia dos Namorados e emendou com o São João, que é uma das épocas mais esperadas do ano. Para quem procura roupas juninas, artesanatos, decorações, arranjos de flores, roupas para crianças e pets, a feira é uma ótima opção.
Ivone Costa, de 70 anos, participa de associações de artesanato há mais de 14 anos, e com a Economia Solidária ela está atuando há cerca de 10 anos. Para ela, em períodos festivos as vendas são muito boas, muita gente compra e faz encomendas, principalmente no São João, que segundo ela, é o melhor período para as vendas.
“Trabalho muito produzindo bonecas de pano, biscuit. Sempre estamos aqui, buscando a nossa renda. E é uma oportunidade também que a gente tem nas épocas festivas, São João, Natal, Dia das Crianças, então nós estamos aqui firme, sempre é muito bom”, explicou.
Aidil Soares, de 73 anos, conta que tem o artesanato no sangue desde que nasceu, com muito entusiasmo relatou que ama o seu trabalho como artesã, se dedica a isso o ano inteiro. Ela participa da Economia Solidária há mais de 10 anos, e a cada época do ano se dedica a algum tipo de produção.
“A gente trabalha com as coisas da época. Por exemplo, São João é isso aqui que vocês estão vendo, vestidos juninos. Natal já são outras coisas. Cada época que o cliente vem aqui é uma coisa diferente. Nessa época do ano nem se compara, graças a Deus não tenho que reclamar. Mas para isso eu trabalhei o ano todo. Isso aqui que vocês estão vendo é tudo feito à mão. São coisas que a gente faz na mão, para depois arrumar”, disse dona Aidil.
A Travessa Lauro de Freitas está localizada entre as ruas Joaquim Nabuco e Monsenhor Olímpio, no Centro da cidade, próximo à Estação Herzem Gusmão. A Feira de Economia Solidária está funcionando no mesmo horário que o comércio.