A Prefeitura de Vitória da Conquista informou nesta terça-feira (25) que cerca de mil atendimentos foram prestados, na semana passada, pela Carreta da Saúde à população da Urbis VI e loteamento Vila Elisa.
Até sábado (29), a unidade móvel continua estacionada na praça em frente à Escola Municipal Professora Fidelcina Santos, atendendo às comunidades vizinhas do assentamento Santa Marta, loteamento Parque Imperial, Vila Bem querer, e dos residenciais Vila Sul e Vila Bonita.
De terça a sexta-feira, o atendimento é das 8h às 17h, com oferta de vagas diárias para consultas com médico clínico e cardiologista, além de exames de mamografia, ultrassonografia e raio-X. No sábado, os atendimentos são das 8h às 12h.
Assim que soube que a carreta estava perto de sua casa, Marlene Chagas, 52 anos, moradora do loteamento Renato Magalhães, buscou o serviço para fazer os seus exames de ultrassom de tireóide e abdome total.
“Eu gostei, estava precisando de fazer esses exames e no posto de saúde é um pouco mais difícil, aí eu fiquei sabendo aqui do mutirão aqui da carreta e vim. O atendimento foi muito bom, vim quinta e hoje, e realizei meus exames e já está em mãos, só falta mostrar para o médico”, contou Marlene.
Dona Eliene Santana, 70 anos, é moradora do bairro São Vicente e foi até a carreta para garantir o seu atendimento, na manhã desta terça-feira (25), e aprovou.
“Excelente! Tudo foi muito bom! Eu não pensava de fazer nem esses dois exames que vim fazer aqui, porque nem particular estão fazendo, por conta de máquina quebrada. Gostei muito! O exame de mamografia que eu fiz aqui, foi melhor do que no particular”, afirmou dona Eliene.
Consultórios itinerantes
Nesta segunda-feira (25), a equipe de atendimento dos consultórios fixos deixou a USF Morada dos Pássaros e voltou ao Espaço Glauber Rocha, por ser um local mais centralizado para atender a população do município durante as próximas semanas.
Lá estão sendo ofertadas consultas com médico clínico, cardiologista, oftalmologista e urologista, bem como os exames de eletrocardiograma e ultrassonografia, no mesmo horário de funcionamento da carreta.
Os atendimentos estão sendo feitos mediante encaminhamento das unidades de saúde ou por demanda espontânea. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar o documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência em nome do usuário.
A previsão é que o próximo destino da carreta será o distrito de São João da Vitória, no dia 1º de julho.