A madrugada desta quarta-feira, 3 de julho, foi uma das mais fria do ano de 2024 até o momento em Guanambi. De acordo com os dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Isaac Moura Rocha, a temperatura mínima chegou a 18,7ºC no início da manhã.
No entanto, durante a madrugada, a sensação térmica foi menor, ficando entre 11,9ºC e 20,3ºC entre 2h e 5h. Isto em função dos ventos intensos, com rajadas de até 45 quilômetros por hora (km/h), e da umidade, abaixo dos 60%.
A menor temperatura do ano até o momento na cidade foi registrada no dia 22 de junho, com mínima de 17,6ºC. Entretanto, na ocasião os ventos não passaram de 15 km/h e a sensação térmica ficou em torno de 14ºC.
Apesar da baixa temperatura no primeiro dia da estação, o frio típico do inverno chegou após uma semana com elevação nas temperaturas, com máxima registrada de 32,5ºC na última sexta-feira (28).
Desde o fim de semana, o calor voltou a diminuir e nesta terça-feira (2), a máxima não ultrapassou 28,2ºC, com mínima de 19,8ºC e temperatura média de 23,7ºC, cerca de dois graus menor do que as registradas na última semana.
Alerta de baixa umidade
Guanambi é uma das mais de 1,7 mil cidades brasileiras inseridas no alerta de baixa umidade emitido pelo Inmet na manhã desta quarta-feira. De acordo com o órgão, os índices mínimos podem ficar entre 20% a 30% nestas regiões até o 18h.
Embora as temperaturas estejam amenas, é importante tomar medidas para evitar complicações à saúde. O mais recomendado é o consumo de bastante líquido, principalmente água, e que se eveite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Previsão
A previsão por conjunto indica que as temperaturas devem voltar a subir lentamente nos próximos dias, com mínimas variando entre 18ºC e 20ºC e máximas chegando próximas dos 30ºC ao longo dos próximos dias.
Para a próxima semana, há previsão de nova baixa nas temperaturas, com possibilidade de mínimas de até 16ºC entre terça (9) e quarta-feira (10). Além disse, deverá ocorrer uma maior amplitude térmica, com possibilidade de aumento do calor do durante a tarde, com novos registros de máximas acima dos 32ºC.