Onça-parda resgatada em Anagé foi recebida no Cetas de Vitória da Conquista

Uma onça-parda (Puma concolor) foi resgatada no último sábado, 6 de junho, na cidade de Anagé, distante 60 quilômetros de Vitória da Conquista, pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema.

Segundo o órgão, o felino foi encontrado dentro do banheiro de um sítio, quando o proprietário do imóvel acionou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que encaminhou ao local uma equipe de técnicos e veterinário especialista em manejo de grandes felinos.

Por volta das 22h o animal foi sedado com a utilização de um Dardo Tranquilizante Veterinário, após essa etapa ele passou por uma avaliação clínica e foi posteriormente conduzido para um espaço destinado aos cuidados de animais silvestres no município de Vitória da Conquista.

“Ao chegar ao local, verificamos a situação comportamental do animal e discutimos as melhores estratégias para a captura, fizemos também o isolamento do local para evitar a presença dos curiosos e garantir a segurança destes e, ao mesmo tempo, o bem-estar da onça. Durante todo o período, o animal ficou deitado no mesmo local, às vezes sentado e se mostrando confortável, o que facilitou todo o procedimento. Às 22 horas o animal foi sedado, avaliado e encaminhado para a cidade de Vitória da Conquista”, explicou o médico veterinário do Inema, Marcos Leônidas.

Em Vitória da Conquista, a onça-parda passa por uma análise comportamental e pelos preparativos necessários para sua reintrodução ao habitat natural. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Cetas municipal de Vitória da Conquista e dos técnicos Glauber Vieira e Márcio Silva, da Unidade Regional Sudoeste do Inema.

Quem encontrar animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, andando por rodovias, praças e residências, ou pretende fazer uma entrega voluntária, deve solicitar imediatamente o resgate por meio do WhatsApp do Cetas (71) 99661-3998.

O órgão, Com unidades em também em Salvador e Cruz das Almas, realiza o resgate de animais silvestres e recebe os que chegam por meio de entrega voluntária, apreensão oriunda de fiscalização, vítimas de maus-tratos ou de qualquer outra demanda que necessite de atenção especializada até o momento de soltura à sua área de origem.

Onça-parda

Segundo maior felino das Américas, também é conhecido pelos nomes de puma, suçuarana e leão-das-montanhas. Habita todos os biomas brasileiros e pertence ao grupo dos Felídeos, são animais solitários, carnívoros e territorialistas, podendo chegar a mais de 1,5 m de comprimento e pesar até 85 kg. A pelagem varia conforme a região em que vivem, geralmente, nas cores bege-rosado, cinza, marrom ou ferrugem.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile