O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou, na última semana, a autorização para a realização de um concurso público destinado ao preenchimento de 180 cargos efetivos. Deste total, 120 vagas são para Analista Administrativo e 60 vagas para Analista Ambiental.
Nesta segunda-feira, visando a garantia da eficiência e transparência, foi criada a Comissão de Acompanhamento do Concurso Público, que irá propor a distribuição interna das vagas, acompanhar a seleção e contratação da instituição organizadora do concurso, participar da elaboração do edital de abertura e atuar como facilitadora em todas as etapas do certame. O prazo para conclusão dos trabalhos da comissão é de seis meses.
Dados divulgados na Agência Gov informam que, no momento, a força de trabalho efetiva do ICMBio é composta por 1.513 servidores efetivos, distribuídos da seguinte forma: 1.017 Analistas Ambientais (67%), 22 Analistas Administrativos (1,5%), 229 Técnicos Ambientais (15%), 216 Técnicos Administrativos (14%) e 29 Auxiliares Administrativos (2%).
As novas vagas buscam suprir tanto as necessidades das atividades finalísticas quanto das administrativas, sendo que as administrativas estão prejudicadas pelo número insuficiente de servidores. Além destes, o instituto busca autorização do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para preencher todos os cargos vagos existentes.
As provas do concurso serão aplicadas em todos os estados, independentemente das vagas disponíveis, garantindo ampla participação de candidatos de todo o país.