23.1 C
Guanambi
15.6 C
Vitória da Conquista

Farmácia Popular passa a ofertar 95% dos medicamentos de forma gratuita

Mais Lidas

A partir desta quarta-feira, 10 de julho, 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita. Segundo o Ministério da Saúde, remédios como aqueles para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas.

A lista completa com todos os medicamentos e insumos disponibilizados, juntamente com a lista de farmácias credenciadas já foram divulgadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

Com esta medida, o programa Farmácia Popular passa a fornecer 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Anteriormente, apenas medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos gratuitamente e o ministério arcava com 90% do valor de referência. Com esta atualização, 39 dos 41 itens da lista podem ser retirados de graça.

Programa Farmácia Popular

Criado em 2004, o programa Farmácia Popular objetiva disponibilizar medicamentos e insumos de saúde à população. No ano passado, passou a incluir remédios para osteoporose e anticoncepcionais, já neste ano, adotou a também distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.

Dados indicam que ele está presente em 85% dos municípios do país e em cerca de 31 mil estabelecimentos credenciados, o que proporciona o atendimento a 96% da população brasileira.

A expectativa do Ministério da Saúde é de universalizar o programa, cobrindo ao menos 93% do território nacional.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas