A equipe Drones Guanambi, formada por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Guanambi, recebeu uma notícia empolgante: um artigo foi aprovado para participar da maior competição internacional de drones, a International Micro Aerial Vehicles Competition (IMAV 2024).
O artigo intitulado “Comparative Analysis of Cameras for ArUco Marker Recognition in Unmanned Aerial Vehicles” foi elaborado pelos alunos do curso Técnico em Informática para Internet: Gustavo Nascimento, Jeovana Miranda, Rafael Oliveira e Sávio Afonso, juntamente com Durval Júnior e João Vitor Nascimento, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A orientação ficou a cargo dos professores Leandro Gonçalves dos Santos e Fábio Santos Lima. Este trabalho faz uma análise comparativa de diferentes câmeras na detecção de marcadores ArUcos, oferecendo uma avaliação detalhada da eficácia dessas câmeras em sistemas aéreos não tripulados.
IMAV
O evento será realizado em Bristol, Reino Unido, com o tema “Conservação do Reino Selvagem”. Esta conferência anual reúne profissionais e estudantes para discutir e compartilhar os avanços no campo dos micro sistemas de aeronaves não tripuladas.
A IMAV deste ano contará com palestras de renomados especialistas, incluindo o Professor Ulrik Pagh Schultz Lundquist, coordenador da WildDrone Marie Curie Network, e Richard Green, professor de ciência da computação na Universidade de Canterbury. As equipes participantes deverão apresentar soluções criativas e inovadoras para missões temáticas relacionadas à conservação da vida selvagem.
Para o professor Leandro, “a aprovação do artigo da equipe Drones Guanambi na IMAV 2024 é uma oportunidade única para demonstrar a inovação e o talento dos estudantes brasileiros em uma plataforma internacional”.
Desafios e Mobilização
Apesar da motivação com a aprovação do artigo, a Drones Guanambi enfrenta desafios financeiros para participar do evento. Para viabilizar a participação, os estudantes lançaram uma campanha de arrecadação de fundos. Eles estão vendendo rifas e buscando apoio de empresários, parlamentares e da sociedade para custear as despesas de deslocamento e estadia no Reino Unido.
A equipe criou uma vaquinha virtual e está utilizando as redes sociais para mobilizar apoio. Para contribuir, acesse o link da vaquinha aqui e acompanhe as atualizações no Instagram da equipe @dronesguanambi.