21.1 C
Guanambi
18 C
Vitória da Conquista

Com desistência de candidatura, PSD define apoio para eleições em Guanambi

Mais Lidas

Correligionários do PSD de Guanambi foram surpreendidos na última semana com a desistência do empresário Rodrigo Boa Sorte à disputa pela vaga de prefeito de Guanambi nas eleições de outubro.

Em vídeo publicado nas redes sociais, ele anunciou oficialmente a retirada de seu nome como pré-candidato, alegando falta de apoio interno da legenda para o pleito. Com isso, os líderes partidários tiveram que refazer a estratégia para garantir a participação na eleição e tentar eleger alguns nomes para a Câmara Municipal.

A solução escolhida foi apoiar o candidato do PT, o ex-vereador e médico Ruy Azevedo. A informação foi confirmada à reportagem da Agência Sertão pelo presidente do diretório municipal, Hugo Costa, e pelo deputado federal Charles Fernandes.

O deputado também se colocou como pré-candidato, ainda no ano passado, mas também acabou desistindo, alegando pedidos dos prefeitos para que ele continue representando a região na Câmara Federal até o fim do atual mandato. Segundo o parlamentar, a decisão de apoiar o candidato do PT é uma orientação do senador Otto Alencar, presidente estadual da sigla.

Apesar da confirmação do apoio, ainda não há uma definição se o PSD irá indicar um nome para compor a chapa majoritária como candidato a vice-prefeito.

Com o apoio, a candidatura de Ruy Azevedo ganha força para enfrentar o atual prefeito Nal Azevedo (Avante). O pré-candidato já conta com o apoio do PSB e também deve reunir o PCdoB e o PV, partidos que fazem parte da mesma federação do PT, mas que tinham declarado apoio a Rodrigo.

Ruy tem 61 anos de idade e foi vereador por dois mandatos, entre 2004 e 2012. Desde então, ele não concorreu a mais nenhum cargo eletivo.

Além de Nal e Rui, uma terceira candidatura é provável para a disputa. Trata-se do empresário Valmir Oliveira, filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), formado por um grupo de simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em relação aos candidatos ao cargo de vice-prefeito, até o momento, ainda não há nenhuma definição oficial por nenhum dos pré-candidatos. Partidos e federações devem realizar,  até 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Aumento no número de cadeiras na Câmara Municipal

Para a Câmara Municipal, a novidade desde ano é o aumento de 15 para 17 cadeiras disponíveis. A ampliação ocorreu por aprovação dos atuais vereadores, baseados no aumento populacional, confirmado no Censo Demográfico de 2022.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas