Neste domingo, 28 de julho, a Seleção de Guanambi fará sua estreia no Campeonato Intermunicipal 2024. A competição, uma das maiores de futebol amador do mundo, é organizada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Desde 2019 a cidade não é representada na competição, iniciada no ano de 1946. Na última participação, a equipe chegou à segunda fase, sendo eliminada pela seleção de Itapetinga.
O retorno ao torneio será contra a seleção de Palmas de Monte Alto, às 15h, no Estádio Municipal Dois de Julho.
A equipe adversária fez a estreia no último domingo (21), contra a Seleção de Brumado, vencendo por 2 a 1 em partida realizada em Carinhanha, onde os jogos como mandante estão sendo realizados.
As três equipes estão no grupo 14. Elas se enfrentarão entre si em partidas de ida e volta. As duas melhores se classificarão para a segunda-fase da competição. Ao todo, 60 cidades estão representadas por suas respectivas seleções, distribuídas em 16 grupos.
Serão 44 classificadas para a segunda-fase, que terá confronto direto em jogos de ida e volta. As 22 vencedoras avançam para a terceira fase e outras 10 derrotadas com melhores campanhas nas duas fases também continuarão na competição.
Guanambi x Palmas de Monte Alto
De acordo com o radialista Chitão da Bahia, o treinador Eldan relacionou 24 atletas para a partida de estreia.
Goleiros: Mancha e Raniel
Laterais: Rodrigo, Gustavinho, Neto e Ícaro
Zagueiros: Enzo, Sabão, Juliano e Felipe
Volante: Rogério, Nadson, Jonathan, P.Henrique e Ruan
Meias: Matheus, Kaká, Danilo e Douglas
Atacatantes: Igor, P.Sérgio, Robson, Cauã,Ryan e Alvaro.
Competição: Campeonato Intermunicipal 2024 – segunda rodada da primeira fase
Local: Estádio Dois de Julho
Data e Hora: Domingo, 28 de julho – 15h
Ingressos: R$ 3 (individual) – R$ 5 (casadinha) – bilheteria do estádio
Veja a tabela completa da competição
Campeonato Intermunicipal
O Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol é uma competição amadora realizada na Bahia, reunindo equipes de municípios do interior do estado. Iniciado em 1946, já foi considerado o maior torneio desse tipo no Brasil e no mundo em número de equipes.
A atual edição é a 68º. Entre 1948 e 1956 e nos anos 2020 e 2021 não houve a realização.
As cidades mais vitoriosas são Itabuna e Cachoeira, com oito títulos cada, Santo Amaro e Itamaraju possuem cinco títulos, enquanto Conceição do Coité e Ilhéus têm quatro e Feira de Santana, Serrinha e Ipiaú têm três cada.. Salvador, a maior cidade da Bahia, não participa do torneio devido a restrições.
O campeonato é conhecido pelas rivalidades entre cidades e ocasionalmente revela talentos como Edílson “Capetinha”, Liédson, Charles Fabian e Bobô.