A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informou que o estudante do curso de Engenharia Florestal, Glauber Machado, foi selecionado como embaixador da Celebração de Áreas Ambientais Protegidas e Conservadas da América Latina e Caribe.
De acordo com a instituição, além do estudantes, foram escolhidos outros 42 embaixadores que vão atuar como facilitadores e articuladores nos territórios.
A experiência de Glauber com projetos ecológicos em zona urbana, especialmente no trabalho que desenvolve no Instituto Trilha das Flores, em Salvador, ajudou na seleção.
Ele também cita a “formação e disponibilidade de componentes curriculares do curso de Engenharia Florestal como Valoração dos serviços ecossistêmicos e Manejo de recursos naturais” como diferenciais para sua aprovação.
A seleção, além da experiência prévia, também teve como critérios o vínculo com as áreas conservadas; a disponibilidade para exercer a função; a capacidade de mobilização territorial; e o conhecimento na realização de questionários e gestão de dados e de meios de comunicação.
As áreas de atuação do jovem embaixador serão o Parque São Bartolomeu e Parque Pirajá, ambos áreas do bioma Mata Atlântica localizados na capital baiana.
Na região, ele terá a função de guardião do patrimônio cultural e material, com o desafio de impulsionar a mobilização e articulação desses territórios.
Ele também será responsável por realizar atividades que envolvam as áreas em agendas de atividades ecológicas e socioambientais, desenvolvendo mecanismos para valoração e bem-estar das comunidades, instituições e setor empresarial.
Para Glauber, “a prática do processo colaborativo como embaixador das Áreas Protegidas envolve várias expectativas positivas: engajamento comunitário a qual se espera que a colaboração aumente o envolvimento das comunidades locais, incentivando uma gestão participativa e responsável das áreas protegidas”.
Essa atuação como embaixador, segundo ele, possibilitará a criação de redes de apoio e de novos contatos profissionais, aplicação prática de teorias e técnicas dos ensinamentos da sala de aula, além de consolidar a formação acadêmica colocando em prática uma ação social.
O coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFRB, Liniker Fernandes, acredita que a formação em Engenharia Florestal vai permitir que Glauber exerça o papel de embaixador de forma destacada e técnica e afirma que a aprovação “é uma honra muito grande, porque isso mostra que, mesmo com todas as dificuldades, nós temos muitos estudantes com potencial”, relembrando que outros estudantes do curso também já ganharam premiações internacionais.
Sobre a Celebração de Áreas Ambientais Protegidas e Conservadas da América Latina e Caribe
A Celebração surge como produto do 3º Congresso Latino-americano de Áreas Protegidas, realizado em 2019.
A rede reúne pessoas de 17 países que cuidam e valorizam 300 áreas protegidas e conservadas na região de abrangência.
Ela gerencia informações, realiza treinamentos e apoia lideranças locais, tornando visíveis esforços e projetos.