A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio do Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, anunciou nesta sexta-feira (26) que selecionou os três filmes para fazer parte dos conteúdos cobrados em suas provas para 2025.
Conforme informações da Uesb, para 19ª edição do programa, foram selecionados os filmes “Branco Sai, Preto Fica”, “Café com Canela” e “Travessia”, todos nacionais e disponíveis, gratuitamente, para acesso pela internet.
Com direção de Adirley Queirós, “Branco Sai, Preto Fica” é ambientado na periferia de Brasília. A história mescla ficção e documentário para abordar um evento real ocorrido na década de 1980, em Ceilândia, cidade satélite de Brasília.
A trama se concentra em um baile de black music que foi violentamente interrompido por uma ação policial, deixando diversos feridos. Lançado em 2015, o filme está disponível no Itaú Cultural Play.
Para o segundo filme escolhido, a gente viaja até o Recôncavo da Bahia. Com direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, “Café com Canela” narra o reencontro de Margarida e Violeta: a primeira, em São Félix, isolada pela dor da perda do filho; e a segunda, seguindo sua vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. A produção baiana foi lançada em 2017 e também está disponível no Itaú Cultural Play.
Por fim, os vestibulandos irão conhecer o documentário “Travessia”, lançado em 2017 e dirigido por Safira Moreira.
A partir de uma fotografia retirada de um álbum antigo de uma família branca, o filme lança um olhar sobre a presença da imagem de uma mulher negra. A obra é um resgate poético da representação negra brasileira e está disponível no canal da própria diretora no Vimeo.
Além dos filmes, o Vestibular Uesb 2025 contará com três livros entre os conteúdos cobrados. Outras informações serão divulgadas em breve.
Os interessados podem acompanhar todas as novidades do processo seletivo pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp.