Na próxima quinta-feira, 1º de agosto, a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, irá oficializar a candidatura do médico Ruy Azevedo, o Dr. Ruy (PT), à prefeitura de Guanambi.
A convenção partidária conjunta será realizada no auditório da Câmara Municipal de Guanambi, às 14h, com a presença do senador Jaques Wagner e de deputados e lideranças do partido.
Além dos partidos da coligação, Ruy Azevedo terá apoio do PSB, PSol e do PSD, partido que desistiu da candidatura própria com a desistência do então pré-candidato Rodrigo Boa Sorte.
Na oportunidade, também será definidos o candidato a vice-prefeito da chapa e os candidatos a vereador dos partidos coligados.
Ruy Azevedo
Aos 61 anos de idade, o pré-candidato foi vereador entre 2004 e 2012. Antes do fim de seu mandato, Ruy se afastou do PT e posteriormente da vida política municipal. À época, ele era um dos potenciais candidatos à prefeitura pelo partido, no entanto, em razão de uma discordância, acabou não disputando o pleito, ficando por todos estes anos sem mandato eletivo.
Doze anos depois, o político voltou a se articular para concorrer às eleições de outubro. Com a desistência de Boa Sorte, sua candidatura passou a ser a principal força contra a reeleição do atual prefeito Nal Azevedo (Avante). Antes dessa reviravolta, ele chegou a quase ficar inviabilizado pela decisão do PCdoB e do PV em apoiar a candidatura do PSD.
Cenário
Neste domingo, 28 de julho, o PMB realizou sua convenção municipal que oficializou o empresário Valmir da Conar como candidato a prefeito e Roberto Carlos como candidato a vice-prefeito.
Na sexta-feira (2), o Avante irá confirmar Nal Azevedo na chapa majoritária e definir quem será o candidato a vice-prefeito.