O Partido da Mulher Brasileira (PMB) foi o primeiro a realizar convenção partidária em Guanambi. O diretório municipal da legenda se reuniu neste domingo, 28 de julho, para definir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Para a chapa majoritária, dois homens foram escolhidos. O empresário Valmir Emídio Oliveira, conhecido como Valmir da Conar, encabeça a chapa como candidato a prefeito, e Roberto Carlos Ramos Barbosa concorre como candidato a vice-prefeito.
A convenção da legenda também escolheu onze candidatos a vereador, sendo oito homens e três mulheres. Entre os participantes do evento estavam o deputado federal José Rocha e seu filho, o deputado estadual Manuel Rocha, ambos do União.
Segundo o site do partido, o PMB, cujo número é o 35, foi criado por Suêd Haidar em 2008 com o propósito de garantir maior representação das mulheres no Congresso e na sociedade, buscando promover mudanças progressistas no Brasil. No entanto, nem a página, nem as redes sociais possuem atualizações recentes.
O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ocorreu em 2015 e em 2016 conseguiu atrair 21 deputados federais dissidentes de outros partidos. Atualmente, o PMB não conta com deputados federais ou senadores eleitos.
De acordo com os dados do TSE, o diretório municipal do PMB de Guanambi foi criado em março deste ano. A diretoria é composta por seis membros, todos do sexo masculino. A legenda conta com 21 filiados na cidade pelos dados divulgados pelo órgão. A base de filiados na cidade é composta por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Candidatos a vereador(a) pelo PMB
Dra. Ediene Baleeiro – 35111
Silvia – 35321
Néia – 35666
Alex do Gesso – 35111
Elcivan Mesquita – 35222
Elismar Rodrigues – 35333
Ítalo Jhones – 35353
Kiko – 355555
Sérgio Sessenta – 35060
Zau – 35000
Sargento Edilson – 35190
Cenário local
A candidatura de Valmir da Conar à Prefeitura de Guanambi deve representar uma terceira via à polarização que deve se formar entre o atual prefeito Nal Azevedo (Avante) e o ex-vereador Ruy Azevedo, o Dr. Ruy (PT), que ganhou apoio do PSD com a desistência de Rodrigo Boa Sorte de disputar as eleições.
Na próxima quinta-feira, 1º de agosto, a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, fará sua convenção para definir a coligação. Já na sexta-feira (2), será a vez do Avante, Republicanos e da Federação PSDB Cidadania formalizar a participação nas eleições. Neste domingo, nove vereadores e quatro suplentes se reuniram com o prefeito Nal e pediram que ele escolhesse o atual presidente da câmara, Zaqueu Rodrigues, como candidato a vice-prefeito.