Na próxima sexta-feira, 2 de agosto, o diretório municipal do Avante em Guanambi irá realizar a convenção partidária visando escolher os candidatos às eleições de outubro. O evento será realizado no auditório da Câmara Municipal, às 18h.
O nome do atual prefeito, Nal Azevedo, será confirmado pela legenda para concorrer a mais um mandato no executivo do município. O político filiou-se à legenda em abril, juntamente com um grupo expressivo de vereadores e suplentes.
O partido também deve escolher o candidato a vice-prefeito entre seus quadros ou dos partidos da coligação, e confirmar a relação de candidatos a vereador. Um dos nomes cotados é o do vereador e presidente da Câmara Zaqueu Rodrigues, que recebeu apoio de um grupo de vereadores e suplentes no último domingo (28).
Conjuntamente, a Federação PSDB Cidadania e o Podemos também farão suas convenções para oficializar suas candidaturas a vereador e o apoio à coligação majoritária encabeçada por Nal.
Nal tem 44 anos, é casado e natural de Guanambi. Em 2016, ele se candidatou pela primeira vez e foi eleito vereador. Já em 2020, foi eleito vice-prefeito e assumiu o cargo titular em novembro de 2023 com a renúncia de Nilo Coelho.
A seu favor, ele conta com o apoio da maioria absoluta dos componentes da Câmara Municipal.
Cenário local
Até o momento, o PMB foi o único partido a realizar convenção municipal para a prefeitura de Guanambi. A sigla escolheu Valmir da Conar como candidato a prefeito e Roberto Carlos como candidato a vice-prefeito. Também foram escolhidos onze nomes para concorrer à Câmara Municipal.
Outro candidato será o médico Ruy Azevedo, conhecido como Dr. Ruy (PT). Na quinta-feira (1º), a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, irá realizar a convenção para referendar o nome e escolher os candidatos a vereador. Ainda não há uma definição sobre o escolhido para o cargo de vice-prefeito na chapa.
Ruy Azevedo deve receber apoio do PSD, que irá realizar sua convenção na próxima segunda-feira (5), último dia para realização das convenções partidárias.