Guanambi registrou dia mais frio do ano com sensação térmica de 8,1ºC

As primeiras horas da manhã foram de frio em Guanambi nesta terça-feira, 6 de agosto. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Isaac Moura Rocha, registrou mínima de 16,9ºC antes das 7h.

Antes disso, entre 4h e 6h, a sensação térmica em locais abertos chegou a 8,1ºC. Isso por conta dos ventos com rajadas de até 52 quilômetros por hora (km/h) que sopraram de forma constante durante toda a madrugada e início da manhã.

Condições do tempo
Fonte: Inmet

A mínima registrada foi a segunda menor do ano até o momento em Guanambi, maior apenas do que os 16,5ºC registrados no dia 14 de julho, porém, com sensação térmica maior.

Há uma semana, os ventos intensos têm soprado na região. Na última quarta-feira (31), foram registradas rajadas de mais de 64 km/h devido à atuação de uma zona de alta pressão intensa no oceano, associada a uma frente fria que continua impulsionando o deslocamento dos ventos alísios de sudeste, deslocando muita umidade do oceano para o continente.

As condições causaram aumento da nebulosidade e consequentemente queda nas temperaturas na região. Os ventos e as temperaturas mais amenas devem durar pelo menos até a sexta-feira (9).

Para o fim de semana, a meteorologia prevê mudança no tempo na região, com a volta do calor e máximas que podem superar os 35ºC a partir de sábado (10). Já as mínimas devem ficar acima dos 20ºC e os ventos devem ficar um pouco mais fracos.

Alertas de vendaval 

Dois alertas meteorológicos amarelos estão vigentes em Guanambi nesta terça-feira para vendaval e baixa umidade.

O alerta de vendaval engloba 776 municípios da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Nestas localidades, são esperados ventos com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h.

As condições apresentam algum risco para proporcionar queda de árvores e galhos. Deve-se evitar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda para evitar possíveis danos causados por ventos fortes.

Alerta de baixa umidade

Quase 2,5 mil municípios de vários estados estão com alerta amarelo de baixa umidade, com possibilidade de registros de índices entre 20% e 30%. Na Bahia, também há um alerta laranja englobando o oeste do estado, indicando possibilidade de ar ainda mais seco.

Veja os alertas vigentes

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile