30.1 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Romaria de Bom Jesus da Lapa celebra 333 anos de tradição

Mais Lidas

Após nove dias de celebração, a Romaria do Bom Jesus da Lapa, que completa neste ano 333 anos de tradição, promete reunir nesta terça-feira (6), um milhão de romeiros de diversas regiões do país, superando os 700 mil fiéis de 2023.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-Ba), o evento ocorre no município de Bom Jesus da Lapa, zona turística Caminhos do Oeste e conta com uma exposição do órgão que retrata a história da peregrinação e divulga os roteiros religiosos da região.

A Setur-Ba também realiza uma pesquisa sobre a origem do visitante, meio de hospedagem, tempo de permanência, gasto médio e satisfação com os serviços durante a festa, informações que irão balizar futuras ações no segmento.

“A romaria vem crescendo, nos últimos anos, com o Governo do Estado sempre dando o seu apoio, dentro das ações para o fortalecimento do turismo religioso, com promoção, participação em feiras do setor, capacitação, qualificação e criação de roteiros. Foi criado, também, o Comitê Inter-religioso, a instância de debates sobre políticas públicas voltadas para o segmento”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Desde o primeiro dia do novenário, percebemos que este ano o número de romeiros seria bem maior. Além da parte religiosa, que ganhou um formato mais dinâmico, eles conhecem as belezas do Rio São Francisco e a gastronomia regional, entre outras opções”, relata o reitor do Santuário da Lapa, padre Roque Silva.

A dona de casa mineira Nilza Lopes, 51 anos, faz a sua estreia na romaria. “É a minha primeira vez e estou achando tudo muito bonito, principalmente, a visita à Gruta do Bom Jesus. Fiz passeios para conhecer o Velho Chico e comprei muitas lembrancinhas”.

Já o motorista goiano Marcelo Rodrigues, 47 anos, completa uma década de devoção. “Há 10 anos, venho rezar e pagar promessas, aproveitando parte do tempo para passear pelos arredores, onde existem vários atrativos”.

A tradição teve início quando o monge Francisco Mendonça Mar trouxe de Portugal a imagem do Senhor Bom Jesus para a região, no final do século 17. Em 2023, a Romaria da Lapa foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas