20.3 C
Guanambi
16.8 C
Vitória da Conquista

Carteira de Identidade Nacional estará disponível em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna e Vitória da Conquista a partir de quinta-feira

Mais Lidas

A partir desta quinta-feira (15), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível em oito postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no interior da Bahia.

A ampliação do serviço inclui as unidades de Barreiras, Vitória da Conquista I e II, Feira de Santana I e II, Ilhéus, Irecê e Itabuna. O atendimento para a emissão da CIN será realizado exclusivamente por agendamento prévio, que pode ser feito pelo aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelos números de call center: (71) 4020-5353 para ligações de celular e 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo.

É importante notar que, devido ao feriado municipal em Ilhéus e Vitória da Conquista na quinta-feira (15), o serviço de emissão da CIN nessas cidades terá início na sexta-feira (16).

Para preparar a chegada da nova CIN, a emissão do antigo Registro Geral (RG) foi suspensa nesses postos entre os dias 12 e 14 de agosto. Contudo, os cidadãos que já haviam solicitado o RG antes da suspensão podem retirar o documento sem necessidade de agendamento, bastando apresentar o protocolo na unidade correspondente.

A nova CIN, implantada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), substitui o RG e adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. A primeira via da CIN é gratuita, e para solicitá-la, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil em sua forma original. Certidões plastificadas devem ser acompanhadas de uma cópia.

A CIN permite a inclusão de outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências diversas, tipo sanguíneo, fator RH, e opção de ser doador de órgãos. Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social a pedido do cidadão.

O documento ainda possui uma versão digital disponível no GOV.BR três dias após a impressão, e um QR Code que permite a verificação de autenticidade.

Os cidadãos não precisam se apressar para trocar seus documentos antigos, pois o RG continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN tem validade variável de acordo com a faixa etária: cinco anos para crianças de até 12 anos, dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para aqueles acima de 60 anos.

O serviço de emissão da CIN já está em funcionamento nos 11 postos SAC da capital baiana e em quatro postos na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Para mais informações, os cidadãos podem acessar os sites oficiais da Saeb e do SAC, ou entrar em contato com o call center.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas