Nesta segunda-feira (12) o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus Salvador, publicou três editais de curso para professores voltado para acessibilidade.
De acordo com o Instituto, serão selecionados profissionais e participantes da Formação Continuada gratuita em Audiodescrição e Serviço de Ledor para Professores/as da Rede Pública de Educação do Estado da Bahia, na modalidade de Educação à Distância (EaD).
O objetivo do curso é capacitar docentes na produção de roteiros de audiodescrição para imagens de livros didáticos e materiais de apoio pedagógicos, e no uso de técnicas de leitura para esses materiais.
A formação possui carga horária de 120 horas totais, com duração de quatro meses, a ser ministrada no Google Classroom. Das 400 vagas, 200 serão para professores/as da rede pública de Salvador. Já docentes das regiões de Barreiras, Paulo Afonso, Seabra e Vitória da Conquista, terão disponíveis 50 vagas cada.
O processo de seleção será realizado em etapa única, por ordem cronológica de inscrições que forem deferidas. Os/as candidatos/as que concluírem o mínimo de 75% da carga horária do curso, cumprindo todos os seus requisitos, obterão o certificado.
De acordo com o Edital nº 09/2024, as inscrições devem ser realizadas de 13 a 19 de agosto através de formulário eletrônico. A divulgação da lista preliminar de inscrições homologadas está programada para o dia 23 de agosto.
As atividades terão início no dia 2 de setembro, às 19h, com a palestra “Acessibilidade na escola”, que será proferida pela professora Sandra Regina Farias. A pesquisadora é pós-doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), professora titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde coordena o Núcleo de Educação Especial e o grupo de pesquisa Acessibilidade Arte.
Seleção de profissionais
Para quem tiver interesse em atuar na equipe executora do curso de formação continuada à distância, o Ifba também oferta oportunidades.
Através de Edital nº 11/2024, estão sendo oferecidas 16 vagas para tutores/as à distância, que tenham nível superior em qualquer área do conhecimento. Já para audiodescritor/a, conteudista, diagramador/a e intérprete de Libras, os requisitos constam no Edital nº 10/2024.
As inscrições podem ser efetivadas de 12 a 16 de agosto através do preenchimento do formulário online específico para: tutores/as e outros/as profissionais. As atividades estão programadas para terem início no dia 1º de setembro.
As seleções serão realizadas por meio da análise da pontuação obtida através do barema de cada edital. Os pré-requisitos, critérios de seleção, cronograma completo e outros detalhes encontram-se nos editais disponíveis na página de extensão.
Os interessados podem obter mais informações através do e-mail: deisemonica@ifba.edu.br