Mais de 3 mil municípios brasileiros estão sob alertas de baixa umidade nesta terça-feira, 13 de agosto. São dois alertas amarelo, de perigo potencial, um alerta laranja, de perigo, e um vermelho, de grande perigo.
Os avisos meteorológicos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS). Eles têm validade até o fim da tarde.
O alerta mais severo engloba 247 municípios de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e o Distrito Federal. Nestas localidades, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%, representando grande risco de incêndios florestais e à saúde., como doenças pulmonares, dores de cabeça e outras complicações.
Já o alerta laranja engloba 1.346 municípios da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal, com possibilidade de registros de umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%.
Os dois alertas amarelos englobam áreas de todas as regiões do país, com previsão de umidade entre 20% e 30%.
Precauções
Em períodos de baixa umidade do ar, é essencial adotar medidas para preservar a saúde e o bem-estar. Manter-se hidratado é fundamental, portanto, beba bastante líquido e evite bebidas diuréticas como café e álcool, que podem agravar a desidratação.
Além disso, a prática de atividades físicas deve ser evitada, pois o tempo seco pode ser nocivo ao sistema respiratório. Procure não se expor ao sol nas horas mais quentes do dia para minimizar os riscos de desidratação e outros problemas relacionados ao calor. Para cuidar da pele, aplique hidratante regularmente e, se possível, umidifique os ambientes internos para aliviar os efeitos da secura no ar.
Alertas de Geada
O Inmet também emitiu dois alertas de geada para os estados do Sul do país. O mais severo deles, de cor laranja, indica temperaturas mínimas entre 0ºC e 3ºC, com risco de perdas de plantações em localidades atingidas.
Estes alertas têm validade entre 0h e 8h desta quarta-feira (14).
Também há um alerta vigente para ventos costeiros em todo o litoral do Espírito Santo, com validade até as 15h.
Veja os detalhes dos alertas vigentes no portal do Inmet