Morre Silvio Santos, ícone da televisão brasileira, aos 93 Anos

O empresário e apresentador Silvio Santos, um dos maiores nomes da televisão brasileira, morreu neste sábado (17) aos 93 anos. A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. Silvio estava internado em um hospital particular em São Paulo desde o início do mês.

“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações”, disse a emissora em nota.

Silvio Santos, cujo nome de batismo era Senor Abravanel, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Filho de Alberto e Rebeca Abravanel, imigrantes judeus, ele era o mais velho de cinco irmãos. Com uma carreira que se estendeu por várias décadas, Silvio Santos se tornou um ícone nacional, especialmente por seu trabalho à frente do “Programa Silvio Santos”, que ele comandava desde 1963, e pela criação do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), fundado em 1981.

O apresentador foi internado em 18 de julho de 2024, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para se recuperar de uma infecção pelo vírus H1N1. Após dois dias, recebeu alta, mas em 1º de agosto voltou ao hospital para realizar exames de imagem, conforme informado pela assessoria de imprensa do SBT.

A morte de Silvio Santos marca o fim de uma era na televisão brasileira, onde ele não só construiu uma carreira de sucesso como também influenciou gerações com seu carisma e empreendedorismo. Seu legado como apresentador e empresário continuará vivo na memória do público e na história da comunicação no Brasil.

Silvio Santos, nascido Senor Abravanel, construiu uma trajetória notável que começou nas ruas do Rio de Janeiro como camelô e locutor de rádio. Após servir no Exército, continuou a trabalhar como locutor e em outras funções, como a venda de anúncios. Sua carreira na mídia deu um grande salto em 1954, quando assinou seu primeiro contrato fixo como locutor na Rádio Nacional de São Paulo.

Em 1958, Silvio assumiu a empresa Baú da Felicidade e, no ano seguinte, estreou na televisão com o programa “Hit Parade” na TV Paulista. Em 1963, lançou o Programa Silvio Santos, que se tornaria um ícone da televisão brasileira. Ele também apresentou diversos programas em outras emissoras, como a TV Tupi, antes de fundar a TVS em 1976, que mais tarde se tornaria o SBT em 1981.

Além de seu sucesso na televisão, Silvio tentou entrar na política, anunciando sua candidatura à Presidência do Brasil em 1989, embora sua candidatura tenha sido indeferida pelo TSE. Ele também passou por momentos difíceis, como o sequestro de sua filha Patrícia em 2001 e o rombo financeiro no Banco Panamericano em 2010, que culminou na venda do banco.

Silvio continuou a apresentar seu programa até os 90 anos, mesmo após enfrentar problemas de saúde, incluindo a Covid-19. Ele faleceu aos 93 anos, deixando um legado duradouro na televisão brasileira e uma família que inclui sua esposa, Íris Abravanel, e suas seis filhas

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile