Nesta quinta-feira, 15 de agosto, a Nasa publicou uma imagem do rio São Francisco, capturada por um dos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a publicação, a fotografia foi tirada em 27 de dezembro de 2023.
O local da foto é o reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, onde é possível ver que há acesso à água doce para irrigação, possibilitando a agricultura ao redor do reservatório.
A legenda explica que grande parte da terra não vegetada, como campos não plantados e estradas não pavimentadas aparecem em tons brilhantes de vermelho e amarelo, e que essa coloração vem das argilas e solos subjacentes do estado de Minas Gerais, ricos em ferro e alumínio, gerando cores vibrantes quando desgastados.
A publicação também destaca que as áreas em tons de vermelho e verde podem ser distinguidas como campos com irrigação por pivô central ou parcelas de bordas retas. Uma linha de contorno em tom laranja-acastanhado que segue a margem do reservatório marca onde os níveis de água já foram mais altos.
As tonalidades mais claras de azul na superfície do reservatório são devido ao reflexo do sol, gerando um efeito óptico que ocorre quando a luz solar reflete na água lisa no mesmo ângulo em que um sensor a visualiza.
A captura, feita pelo astronauta com uma câmera digital Nikon D5, usando uma distância focal de 420 milímetros, foi publicada também no portal Earth Observatory, que destacou a gama de cores vibrantes da área, incluindo tons de azul, vermelho, verde e amarelo.
Com informações do Galileu