Vitória da Conquista se prepara para receber a décima edição do Festival Suíça Bahiana (FSB), um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da cidade.
Com o tema “A Conquista do Mundo”, o festival será realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, a partir das 14h. De acordo com a organização, este ano, o evento promete ser ainda mais especial, oferecendo ao público uma programação diversificada, acessível e gratuita.
Conhecido por trazer o melhor da música independente brasileira, o FSB 2024 tem na programação deste ano destaque à sua diversidade, com apresentações distribuídas entre dois palcos, e inclui grandes nomes como Supla, Armandinho Macêdo e Francisco, el Hombre.
Um dos principais destaques é a “invasão pernambucana”, com performances vibrantes de Karina Buhr, Ivyson, Barbarize e Odiosa. Além disso, 13 atrações inéditas farão sua estreia em Vitória da Conquista, oferecendo uma experiência musical única para os participantes.
Confira a programação completa:
19/10 – Sábado:
- Pipa (Vitória da Conquista/BA)
- Mulher no Samba (Vitória da Conquista/BA)
- Fogo Pagô (Feira de Santana/BA)
- Karina Buhr (PE/BA)
- Ize Duque (Itabuna/BA)
- Ivyson (Recife/PE)
- NPKN (Joinville/SC)
- Francisco, el Hombre (BRA/MEX)
- Barbarize (Recife/PE)
- Guilhotina Guinle convida A Travestis (Vitória da Conquista/Salvador BA)
20/10 – Domingo:
- Andrezza (Salvador/BA)
- Orquestra Conquista Sinfônica convida Armandinho (Vitória da Conquista-Salvador/BA)
- Odiosa (Recife/PE)
- Clube de Patifes (Feira de Santana/BA)
- Dona Iracema (Vitória da Conquista/BA)
- Mariana Nolasco (Campinas/SP)
- Lubo (São Paulo/SP)
- Cama de Jornal (Vitória da Conquista/BA)
- YPU (Brasília/DF)
- Supla (São Paulo/SP)
Novidades da Edição 2024
Este ano, o FSB traz várias novidades para o público. Entre elas, uma rodada de negócios voltada para conectar artistas, bandas e profissionais do mercado da música, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da cena musical. Além disso, o festival terá um espaço dedicado às crianças, área gastronômica e uma feira de empreendedorismo, tornando o evento ainda mais inclusivo e abrangente.
“Estamos bem felizes em apresentar, pela primeira vez, uma programação formada com maioria de mulheres. Esperamos que esta seja uma tendência também nas próximas edições. Outra novidade é a rodada de negócios que iremos realizar envolvendo agentes culturais da Bahia, a primeira com participação dos 27 territórios do estado”, destacou Gilmar Dantas, um dos produtores do FSB.
A organização também destacou que o Festival Suíça Bahiana mantém seu compromisso com a sustentabilidade e a acessibilidade. Em 2024, o evento continuará promovendo ações que visam reduzir o impacto ambiental e garantir a inclusão de todos os participantes. O FSB foi pioneiro na inclusão de intérpretes de LIBRAS nos shows em Vitória da Conquista, e essa prática será mantida, assegurando que todos possam desfrutar da programação.
Realização e Apoio
O Festival Suíça Bahiana é organizado pelo Coletivo Suíça Bahiana e faz parte do calendário oficial de Vitória da Conquista, instituído pela Lei nº 2.415 de setembro de 2020. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), e apoio da Mídia Ninja, através do Sistema Operacional da Música (SOM). O festival também é filiado à Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin).
Serviço
- Festival Suíça Bahiana #FSB10
- Data: 19 e 20 de outubro de 2024
- Horário: A partir das 14h
- Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz – Candeias, Vitória da Conquista – BA, 45028-045)
- Entrada: Gratuita (Retirada de ingressos no Sympla)