Ocultação de Saturno pela Lua poderá ser vista do Brasil nesta terça-feira

No próximo dia 20 de agosto, um fenômeno astronômico poderá ser observado em partes do Brasil: a ocultação de Saturno pela Lua.

De acordo com o Observatório Nacional, a ocultação é um fenômeno no qual um astro passa entre o observador e um astro mais afastado, bloqueando sua visão de forma significativa (uma boa parcela ou totalmente). O fenômeno é relativamente comum entre corpos do Sistema Solar, já que todos movimentam-se mais ou menos em um mesmo plano. Ocultações de planetas pela Lua ocorrem todos os anos, mas nem sempre são visíveis do Brasil.

O evento do dia 20 de agosto, no qual a Lua se deslocará entre a Terra e o planeta dos anéis, encobrindo-o, ocorrerá entre 21h46 e 23h38 (Hora Legal de Brasília), e poderá ser visto nos estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O Observatório Nacional (ON/MCTI) transmitirá o evento ao vivo em no canal oficial no YouTube.

Devido à proximidade da Lua com a Terra, sua posição no céu pode variar dependendo da localização do observador na superfície da Terra, o que significa que nem todos terão a mesma visão do fenômeno.

Por exemplo, para quem estiver nas regiões sul e sudeste do Brasil, o fenômeno poderá ser observado apenas como uma conjunção, onde Saturno e a Lua aparecerão muito próximos no céu. Este evento é uma oportunidade única para observar a dinâmica dos movimentos aparentes dos corpos do Sistema Solar em nosso céu, em particular, fornecendo a noção de proximidade da Lua e de distância dos maiores planetas do Sistema Solar.

ocultação saturno
A ocultação de Saturno pela Lua, em 20 de agosto, será observada em toda a área vermelha, marcada no mapa do Brasil.

No Brasil, a ocultação será visível na região em vermelho, no mapa abaixo, o que inclui toda a região Norte; a região Nordeste (exceto o sudeste da BA); a região Centro-Oeste (exceto partes do extremo sul de GO e centro-sul de MS) e uma pequena parte do norte de MG.

O Obeservatório Nacional ressalta que as circunstâncias da ocultação (horários da ocultação e do reaparecimento), dependem do local do observador. Cada cidade terá instantes diferentes de ocorrência do fenômeno. Sugere-se o uso de algum simulador do céu (como o Stellarium, por exemplo) ou a visitação ao site ao site de simulação para determinar os horários para a sua localidade.

A figura abaixo mostra as diferentes trajetórias aparentes de Saturno e os instantes de ocultação e reaparecimento, para algumas cidades brasileiras.

trajetorias de saturno horário local
Trajetórias aparentes de Saturno (lembrando que quem tem o maior movimento é da Lua, por estar mais próxima de nós); para Brasília, Fortaleza, Belém e Boa Vista; na ocultação de Saturno pela Lua, no próximo dia 20 de agosto. Os horários indicam a ocultação e o reaparecimento, no horário local, conforme visto de cada uma destas cidades.

Trajetórias aparentes de Saturno (lembrando que quem tem o maior movimento é da Lua, por estar mais próxima de nós); para Brasília, Fortaleza, Belém e Boa Vista; na ocultação de Saturno pela Lua, no próximo dia 20 de agosto. Os horários indicam a ocultação e o reaparecimento, no horário local, conforme visto de cada uma destas cidades.

A diferença de brilho entre a Lua (que estará quase cheia) e Saturno, será muito grande. Isto pode causar dificuldades de ver o planeta dos anéis, a olho, quando ele estiver muito junto da Lua. Desta forma, recomenda-se, no mínimo, o uso de um binóculos, para melhor observar o fenômeno.

Essa ocultação ocorrerá durante a realização da 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) 2024, que será sediada no Brasil com organização do Observatório Nacional (ON/MCTI). Para que todos possam apreciar o fenômeno, em detalhes, o ON realizará em 20 de agosto uma nova edição do Projeto “Céu em sua casa: observação remota”. Dessa forma, todos poderão ver a ocultação, de forma virtual, em transmissão ao vivo e gratuita pelo Canal do ON no YouTube. A “live” terá início às 20h30 (Horário Legal de Brasília).

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile