O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para uma onda de calor que afetará mais de 1,5 mil municípios nas regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil. O aviso, classificado como de “Grande Perigo”, começou às 18h desta quarta-feira, dia 21 de agosto, e se estenderá até as 12h de sexta-feira (23).
O Inmet destacou que a onda de calor poderá elevar as temperaturas em até 5ºC acima da média histórica, por um período superior a cinco dias consecutivos, o que representa um sério risco à saúde da população nas áreas afetadas.
Parte destas regiões já está sob aviso de onda de calor desde sexta-feira (16), porém, o alerta vermelho indica o ápice do aquecimento nas áreas atingidas.
Entre as regiões mais impactadas estão:
- Região Centro-Oeste: Centro-Sul Mato-grossense, Leste e Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sul Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, Pantanais Sul Mato-grossense.
- Região Norte: Leste Rondoniense, Norte Mato-grossense.
- Região Sudeste: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas, Central Mineira, Noroeste Fluminense, Centro Fluminense, Serrana, Sul Fluminense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, Araraquara, Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba Paulista.
- Região Sul: Norte Pioneiro Paranaense, Oeste Catarinense, Oeste Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Noroeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Litoral Sul Paulista.
Também está vigente um alerta amarelo para baixa umidade nestas regiões, para vendaval e ventos costeiros no Nordeste e de tempestades no Sul do Rio Grande do Sul. Veja todas as informações sobre a onda de calor e outros alertas no Portal do Inmet.
Instruções e Cuidados
A onda de calor pode agravar problemas de saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Diante da gravidade do aviso, o Inmet recomenda que a população tome medidas preventivas para minimizar os riscos à saúde.
Principais recomendações:
- Manter-se hidratado, bebendo bastante água;
- Evitar exposição direta ao sol, especialmente nas horas mais quentes do dia;
- Usar roupas leves e protetor solar;
- Procurar locais frescos e arejados;
- Contatar a Defesa Civil em caso de emergência pelo telefone 199.