Até o fim de 2024, o sistema de transporte coletivo de Vitória da Conquista receberá mais 41 ônibus zero-quilômetro. Os primeiros dez veículos da Viação Atlântico chegarão nos próximos dias e os demais serão entregues em mais três etapas.
Desde a assinatura dos novos contratos com as empresas vencedoras da última licitação do sistema, em outubro de 2024, outros 46 ônibus zero-quilômetro já foram incorporados à frota, composta atualmente por 166 veículos. A Prefeitura de Vitória da Conquista ressaltou que o valor da tarifa de R$3,80 permanece o mesmo.
As primeiras remessas dos ônibus foram entregues de abril a junho deste ano, sendo 23 novos veículos da empresa Viação Rosa, e 23 da Viação Atlântico.
Ao final de todas as entregas, a frota de Vitória da Conquista estará renovada em mais de 50%, e a idade média passa a ser de quatro anos – três a menos do que exige o contrato.
Os ônibus novos chegam à cidade munidos com os seguintes equipamentos:
– Tecnologia Euro 6, dotada com modernos controles de emissão de gases
– Trem de força VW 17.230.
– Capacidade para suportar 17 toneladas de peso, graças ao motor com 230 cavalos de potência.
– Três portas.
– Moderno sistema de bilhetagem eletrônica.
– Biometria facial.
– Wi-fi.
– Pontos de recarga de energia USB.
– Câmeras de monitoramento.
– Plataforma elevatória.
– Quatro displays eletrônicos identificando itinerários: letreiros (placas de LED) superior e auxiliares. Além de facilitar a identificação da linha de destino, as quatro bandeiras evitam paradas desnecessárias, o que garante maior rapidez nos ciclos de viagem e mais conforto às equipes de bordo.