1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia abriu inscrições

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) informou que as inscrições para o Festival do Queijo Artesanal da Bahia podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (26). O evento acontece entre os dias 19 a 21 de setembro, Mercado do Rio Vermelho, em Salvador.

Segundo a Companhia, o festival vai reunir produtores de queijos artesanais de diversas regiões do estado, com o objetivo de promover e valorizar essa produção, em franco crescimento, e reconhecer a sua qualidade.

Podem participar produtores individuais, agricultores e agricultoras familiares que tenham o laticínio ou a queijaria, certificados com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). As inscrições podem ser realizadas através do link disponibilizado pelo órgão.

O festival é promovido pelo Governo do Estado, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur).

“Estamos construindo um novo momento em parceria com os queijeiros da Bahia e este 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia significa essa aproximação da política pública com este público. Vamos apresentar para o consumidor da região metropolitana o potencial que a Bahia tem, mas também promover o intercâmbio entre os queijeiros de várias partes do Estado”, destaca diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

O produtor de queijo João Campos, da Fazenda Licurizal em Santanópolis, presidente da Associação do Queijo Baiano, ressalta a importância do evento.

“O Festival do Queijo da Bahia é mais um marco para o queijo artesanal baiano e reforça o compromisso do Governo do Estado com o setor. Hoje, o Governo já nos fornece consultoria, fomenta o queijo artesanal, inclusive, com entrega de equipamentos, já legisla sobre o queijo artesanal, por meio do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-BA). Então, o Festival fecha com ‘chave de ouro’ tudo o que o Estado já vem desenvolvendo em parceria com os queijeiros artesanais”, analisou.

João Campos é expoente internacional do queijo da Bahia. O queijo Coração de Massapê, de sua produção, ganhou a primeira medalha de um queijo baiano em um evento internacional. A premiação aconteceu no Mundial do Queijo de Tours na França, em 2023.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile