Os chocolates da agricultura familiar da Bahia estão conquistando novos mercados pelo estado. Neste sábado (24), a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), que produz a marca Bahia Cacau, inaugurou sua terceira loja própria, desta vez em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
A nova loja traz uma variedade de chocolates especiais produzidos de forma sustentável por agricultores familiares, incluindo assentados da reforma agrária. Os produtos oferecidos prometem encantar os clientes com bombons de chocolate combinados com frutas como abacaxi, cupuaçu, banana, jaca, umbu, licuri, café, caju e goiaba.
Além disso, a loja oferece barras de chocolate com diferentes teores de cacau – 35%, 50%, 60%, 70% e 75% – e outros derivados como geleias, mel de cacau, licor de mel de cacau e nibs de cacau.
O presidente da Coopfesba, Osaná Crisóstomo, destacou que a abertura de lojas próprias faz parte da estratégia de expansão da cooperativa, que já possui uma loja na fábrica, em Ibicaraí, e um quiosque no Shopping Jequitibá, em Itabuna.
“Agora, o público de Vitória da Conquista e da região tem acesso a chocolates especiais bem pertinho de casa. Produzimos nossos chocolates com o cacau cabruca, cultivado em meio à Mata Atlântica, o que garante a preservação ambiental e gera mais renda para o agricultor familiar”, afirmou Crisóstomo.
A expansão da produção e comercialização dos chocolates Bahia Cacau conta com o apoio do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Os investimentos do governo foram direcionados para a aquisição de equipamentos e infraestrutura, como cochos, casas de fermentação, kits agrícolas e a entrega de mudas de alta qualidade, além de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), que melhoraram a qualidade das amêndoas de cacau utilizadas na produção.
Além dos chocolates, a nova loja em Vitória da Conquista também oferece outros produtos da agricultura familiar baiana, como doces de umbu, azeite de licuri, castanhas de caju, cafés e outros itens que refletem a sociobiodiversidade do estado. A loja está localizada na Avenida Régis Pacheco, nº 182, no centro da cidade.