O curta-metragem “Mulher Vestida de Sol”, dirigido pela professora e cineasta Patrícia Moreira, ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem de Animação na 23ª edição do “Prêmio Grande Otelo de Cinema”, realizado na última quarta-feira, 28 de agosto, no Rio de Janeiro.
Patrícia dirigiu, roteirizou e produziu o curta, contando com a colaboração de estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da universidade na realização do projeto. O filme foi desenvolvido através de um edital da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) para o 2º Festival Cultural da Uesb.
A narrativa do curta explora temas como vidas passadas, encontros ancestrais e o despertar da autoconsciência. Segundo Patrícia, em entrevista ao site da Uesb, essa premiação é significativa para a representatividade feminina e para o interior da Bahia no cenário do cinema: “Quando você sobe ao palco para receber o maior prêmio de cinema do Brasil, você inspira outros cineastas, artistas e, principalmente, outras mulheres a se verem naquela posição”, ressalta a cineasta.
Além disso, a conquista abre novas oportunidades para diversos projetos e circuitos, aumentando a visibilidade e as possibilidades para outros cineastas e animadores que buscam no cinema de animação uma expressão estética e artística.
“Participar de eventos importantes de cinema amplifica nossa voz e expressão de maneira exponencial. Isso é incrível e nos eleva a outro patamar artístico”, conclui Patrícia.
Desde o lançamento de “Mulher Vestida de Sol”, o curta-metragem vem acumulando um histórico de conquistas, com 20 prêmios recebidos tanto em âmbito nacional quanto internacional, e sua exibição em mais de 35 mostras e festivais de cinema.
Para Patrícia, essas vitórias são um reconhecimento do seu empenho pessoal e também uma prova da excelência do curso de cinema da Uesb, que comemora 15 anos, aliado ao apoio do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade.
Veja o trailer do filme: