27.8 C
Guanambi
21.2 C
Vitória da Conquista

Fumaça de queimadas piora a qualidade do ar em Guanambi, Vitória da Conquista e outras cidades da Bahia

Mais Lidas

Cidades do Extermo-Oeste e Centro Sul da Bahia, incluindo as regiões de Guanambi e Vitória da Conquista, estão na rota da fumaça gerada pelos focos de queimadas que se espalharam pelo país nos últimos dias.

A situação foi destacada nesta quinta-feira, 5 de setembro, pelo climatologista e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rosalve Lucas, que explicou como a fumaça, ao atingir altitudes elevadas, se torna difícil de dissipar, afetando o clima e a qualidade do ar em várias regiões.

De acordo com o professor, a fumaça das queimadas, que está numa altitude acima dos mil metros, encontra-se em um estágio semi-estacionário, sendo carregada pelas correntes de ar quente. Essa massa de ar misturada com fumaça e partículas em suspensão se espalha pelo território brasileiro, em especial sobre o Centro-Oeste e partes do Norte e Nordeste.

Nas áreas mais altas com altitude na casa dos mil metros, como as serras Geral e dos Montes Altos, na região de Guanambi, é difícil enxergar a vegetação, encoberta pelo esbranquiçado da fumaça. Em Vitória da Conquista, onde a altitude média é de mais de 920 metros, a fumaça ficam ainda mais perceptível, tornando o fenômeno visível para os moradores.

A presença desse material particulado no ar, além de comprometer a visibilidade, representa riscos à saúde e ao meio ambiente, com impactos no solo, plantas, animais e na própria economia.

O professor também alerta para a redução drástica da umidade relativa do ar, o que pode agravar o cenário de secas e prejudicar a formação de chuvas, levando a um impacto direto nas atividades agrícolas e na saúde da população.

Ele destacou ainda que as queimadas e a dispersão da fumaça são problemas recorrentes que demandam atenção e ações mais contundentes para reduzir os danos ambientais e à saúde pública.

Em Guanambi, a umidade relativa do ar chegou a 14% nesta quinta-feira e a temperatura máxima foi de 33,5ºC. Já em Vitória da Conquista, a umidade mínima foi de 38% e a temperatura máxima de 28,3ºC. Apesar do aumento da temperatura ao longo do dia, a mínima na cidade foi de 12,1ºC.

Calor e baixa umidade na Bahia

Os municípios Barreiras, Buritirama, Cocos, Correntina, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e São Desidério estão sob alerta vermelho para baixa umidade, com índices abaixo de 12%.

De acordo com o Inmet, tais condições são favoráveis a grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros problemas.

Nesta quarta-feira (4), a umidade relativa do ar chegou a 8% em Santa Rita de Cássia, no Extremo-Oeste. Já em Ibotirama, no Vale São-Franciscano, a temperatura máxima foi de 38,1ºC.

Previsão

Para Guanambi, a previsão indica que o tempo não deve sofrer alterações bruscas ao longo dos próximos dias. As madrugadas devem continuar com temperaturas amenas, com mínimas abaixo de 20ºC e as tarde devem ter máximas variando entre 32ºC e 35ºC.

Já em Vitória da Conquista, as mínimas devem continuar abaixo dos 15ºC e as máximas devem rondar pouco acima dos 25ºC. A chance de chuva nas duas regiões é muito pequena.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas