Moradores de 35 municípios da Bahia devem ficar atentos ao novo processo de substituição das parabólicas tradicionais por parabólicas digitais. A ação, coordenada pela Siga Antenado, beneficia cerca de 42,8 mil famílias de baixa renda que podem receber gratuitamente o kit com a nova antena. Essa substituição é necessária, pois em breve as parabólicas tradicionais (Banda C) deixarão de funcionar, sendo substituídas pelo sinal digital (Banda Ku).
Entre as cidades que tiveram o agendamento aberto estão Candiba, Carinhanha, Guanambi, Itapetinga, Iuiu, Licínio de Almeida, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Urandi, entre outras.
No total, a Siga Antenado já está presente em 187 municípios baianos, beneficiando cerca de 443,5 mil famílias. A mudança acontece em fases, e os moradores dessas cidades precisam realizar o agendamento para garantir o novo kit parabólica digital.
Por que a Substituição é Necessária?
Além da descontinuidade do sinal da parabólica tradicional, há também o risco de interferências com a chegada da tecnologia 5G. Como o sinal do 5G utiliza a mesma frequência da parabólica tradicional, pode haver chuviscos, chiados, travamento de imagem e até a interrupção total da transmissão
A nova parabólica digital elimina esses problemas, garantindo melhor qualidade de imagem e som.
Quem Tem Direito?
Para ter direito ao kit gratuito, é necessário:
- Estar inscrito em algum dos programas sociais do Governo Federal, como o CadÚnico.
- Ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa.
Quem utiliza outros sistemas de transmissão, como antena digital espinha de peixe, antena digital interna ou TV por assinatura, mesmo que esteja cadastrado em programas sociais, não precisa fazer a troca.
Os interessados podem verificar se têm direito ao kit gratuito de duas maneiras:
- Pelo telefone: 0800 729 2404
- Pelo site: sigaantenado.com.br
É necessário ter em mãos o número do CPF ou do NIS para realizar a consulta.
Cidades com Agendamento Aberto
- Camacan
- Candiba
- Carinhanha
- Cocos
- Condeúba
- Cordeiros
- Coribe
- Feira da Mata
- Guanambi
- Ibirapuã
- Itaju do Colônia
- Itambé
- Itanhém
- Itapetinga
- Itarantim
- Itororó
- Iuiu
- Jacaraci
- Jucuruçu
- Lajedão
- Licínio de Almeida
- Macarani
- Maiquinique
- Mascote
- Medeiros Neto
- Mortugaba
- Palmas de Monte Alto
- Pau Brasil
- Pindaí
- Piripá
- Potiraguá
- Sebastião Laranjeiras
- Tremedal
- Urandi
- Vereda
Moradores dessas cidades devem realizar o agendamento o quanto antes para garantir o recebimento do kit parabólica digital e evitar problemas com a recepção do sinal de TV, especialmente com a futura implementação do 5G na região.