O guia de pesca Romário Godez fisgou o maior pintado já registrado no Brasil na última quinta-feira (5), no rio Dourados, em Fátima do Sul (MS).
Descrito pelo próprio pescador como uma “nave, monstruoso e gigante”, o peixe impressionou pelo tamanho e força. Todo o momento da captura foi registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais, atraindo a atenção de internautas e entusiastas da pesca esportiva.
“Olha o tamanho da nave. É uma nave a ser preservada para dar alegria para outros pescadores”, disse Romário em vídeo, logo após a captura. Ainda emocionado com o feito, o pescador explicou como conseguiu fisgar o gigante pintado e contou sobre sua experiência ao g1 MS.
Godez enviou os dados e o vídeo da captura para a Brazilian Game Fish Association (BGFA), responsável pela homologação dos recordes de pesca no Brasil.
O dia da grande captura
A jornada de Romário começou cedo. Ele saiu para o rio Dourados na companhia de um cliente, em um dia frio e pouco promissor. “Estava bem frio, um frio intenso. Não tinha certeza de pegar peixe, mas fomos para cima. No frio os peixes não saem tanto. Depois do almoço, fomos para um trecho que conheço, lá sempre tem peixes gigantes”, detalhou.
A pescaria parecia não render nas primeiras tentativas, mas Romário não desistiu. Após alguns lançamentos de isca sem sucesso, no terceiro arremesso ele sentiu o peso do pintado. “No terceiro arremesso, engatou. Eu já tenho a manha. Falei para o meu amigo: ‘é monstruoso!'”.
A briga com o peixe durou cerca de 30 minutos, com o peixe puxando o barco em uma disputa acirrada. “Fisguei o peixe, ligamos o motor e começamos a cercar o animal. O peixe até puxou meu barco, foi uma loucura”, relembrou Godez.
Depois de muita adrenalina, o pescador conseguiu conduzir o pintado até a margem do rio. Emocionado, ele fez o registro com fotos e medidas. O peixe foi solto logo após o registro, voltando ao curso do rio. “Cada peixe que eu solto, eu ganho outro futuramente. Incentivo as pessoas a fazerem o pesque e solte. Quem preserva, tem!”.
Novo recorde homologado
O pintado fisgado por Romário mediu 1,76 m, mas para homologar o recorde pela BGFA, o peixe foi medido da cabeça ao fim das vértebras, o que resultou em 1,60 m, ultrapassando o recorde anterior em 7 cm. Para a homologação, é necessário seguir um rigoroso protocolo, que inclui a medição do peixe em uma superfície plana, o registro completo em vídeo e a soltura do animal.
Nesta sexta-feira (6), a BGFA analisou os dados enviados por Romário e aprovou a captura. O novo recorde será homologado oficialmente em até 20 dias e divulgado nas redes sociais da associação.
Romário Godez, que começou a praticar a pesca esportiva em 2020, transformou o que era um hobby em uma profissão e paixão. Ele agora acompanha turistas e pescadores de várias partes do Brasil, que visitam Mato Grosso do Sul em busca dos gigantes dos rios. “Cada dia é uma coisa nova, uma experiência diferente. Esse peixe é maior que eu, e a adrenalina é sempre incrível”, afirmou o pescador.