O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual de Alertas de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu, neste sábado, 7 de setembro, três alertas para cidades da Bahia.
Um dos alertas, de nível amarelo e risco potencial para vendavais, abrange 108 cidades das regiões Centro-Sul, Centro-Norte, Extremo Oeste e Vale São-Franciscano.
Este alerta, válido até as 15h da próxima segunda-feira (9), prevê ventos com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h. Embora o risco de queda de galhos de árvores seja considerado baixo, é recomendável evitar se abrigar sob árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Os outros dois alertas dizem respeito à baixa umidade, sendo um de nível amarelo e o outro, laranja. O primeiro, menos severo, afeta 71 municípios das mesmas regiões, com previsão de umidade entre 20% e 30%. Desses municípios, 30, mais ao oeste, estão sob influência do alerta laranja, que prevê níveis de umidade entre 12% e 20%.
Essas condições representam risco de incêndios florestais e impactos à saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
As recomendações incluem o consumo de bastante líquido, principalmente água, além de evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. A umidificação da pele e do ambiente também auxilia na prevenção de sintomas.
Outros alertas
Outros três alertas estão vigentes em outras regiões do país. A região Centro-Oeste e partes das regiões Norte e Sudeste estão sob alertas vermelhos para baixa umidade e onda de calor. No litoral norte do Nordeste, há atenção para ventos costeiros.
Confira mais detalhes no portal do Inmet.