Salvador será sede do I Festival do Queijo Artesanal da Bahia

O Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, sediará o 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, de 19 a 21 de setembro de 2024. O evento reunirá mais de 60 produtores de queijos de diversas regiões do estado, destacando a variedade e a qualidade dos produtos locais.

Embora pouco divulgado, a Bahia possui uma tradição de quase 500 anos na produção de queijo. Durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história do queijo baiano.

Na programação haverá palestras e oficinas que abrangem desde a conservação e maturação dos queijos até dicas de harmonização e preparos culinários. Também estará disponível um espaço dedicado a vinhos e cachaças baianas, além de música ao vivo.

De acordo com informações divulgadas pelo Portal de Notícias do Estado da Bahia, o evento é promovido pelo Governo do Estado com apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo (Setur) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, enfatizou que o evento é uma excelente oportunidade para conectar o público da região metropolitana à qualidade dos queijos artesanais baianos, destacando o potencial do estado nesse setor.

A celebração ainda contará com João Campos, produtor de queijos artesanais da Fazenda Licurizal e presidente da Associação do Queijo Baiano, que ganhou, em 2023, a primeira medalha para um queijo baiano no Mundial do Queijo de Tours, na França.

“Estamos reconhecendo o trabalho dos pequenos produtores e celebrando a tradição da Bahia na produção de queijos, com a expectativa de que o público redescubra essa riqueza gastronômica”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile