29.6 C
Guanambi
23 C
Vitória da Conquista

Projeto oferece oficinas gratuitas de grafite, expressões criativas e jogos africanos em Salvador

Mais Lidas

O projeto Graffiti, Expressões Criativas e Jogos Africanos (GECJA) continua com oficinas gratuitas de grafite, expressões criativas e jogos africanos na Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), localizada na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador.

Segundo informações obtidas pelo portal Agência de Notícias, a iniciativa é patrocinada pela CSO – Central de Serviços Online S.A., por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador.

25 jovens, com idades entre 13 e 30 anos e residentes do Pelourinho, participam deste projeto que reúne diversas oficinas voltadas para a arte e cultura.

Liderada por Marcos Costa, fundador do Ateliê O Cabuloso e conhecido pelo estilo Afro Graffiti, as oficinas ensinam técnicas básicas e conceitos dessa arte, ressaltando a conexão com as raízes africanas. “A ideia do circuito de oficinas é passar conhecimentos técnicos sobre o grafite e, através dos jogos africanos, reconectar os jovens com suas origens”, afirma Marcos.

O projeto apresenta a oficina de Expressões Criativas, liderada por Thiago Nazareth, arte-educador e coordenador executivo. Nazareth compartilha técnicas das artes visuais para estimular o processo criativo dos participantes. “Vamos despertar percepções e possibilidades no universo da criação artística”, afirma.

Outra atividade é a oficina de Jogos e Brincadeiras de Matrizes Africanas, conduzida por Maria Cláudia. Ela enfatiza a importância da abordagem étnico-racial, buscando resgatar valores e a história da cultura africana e afro-brasileira. “Queremos que os participantes conheçam e valorizem a riqueza da cultura africana”, explica.

Participantes como Breno Santana, de 22 anos e estudante de Belas Artes, demonstram entusiasmo com a experiência. “A oficina está enriquecendo minha prática artística com novos detalhes e técnicas que complementam meus estudos acadêmicos”.

Visitas a instituições como o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) também fazem parte da programação. Ao final do curso, os jovens terão a oportunidade de expor seus trabalhos.

As oficinas, iniciadas em 21 de agosto e com término previsto para 21 de setembro, acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, com carga horária de 12 horas cada. Para mais informações, o projeto está disponível no Instagram @gecja.cult e pelo e-mail gecja.cult@gmail.com.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas